Em Belo Horizonte, Havayanas Usadas lembra de tragédia em Brumadinho
Uma das principais atrações da capital mineira nesta segunda-feira (4/3), bloco mistura alegria com protesto
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos destaques do terceiro dia de folia em Belo Horizonte (MG) é o bloco Havayanas Usadas. A concentração do bloco começou cedo, nesta segunda-feira (4/3), na Avenida dos Andradas, altura do bairro Santa Efigênia, região centro-sul da capital mineira.
Com o tema “Soy loco por ti Carnaval”, o bloco traz alegria, mas também protesto. Com um cartaz gigante, os foliões lembram das tragédias provocadas pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. “Lucro acima de tudo. Lama acima de todos”. Estas são as frases destacadas pelos manifestantes.
No domingo (30), o destaque na capital mineira foi o Beiço do Wando, que este ano homenageou a “rainha do rebolado”, a cantora Gretchen. A prefeitura de Belo Horizonte espera, neste ano, mais de 4,6 milhões de foliões para curtir o Carnaval da cidade. Em 2018, 420 blocos desfilaram pela capital e, em 2019, o número aumentou para 515.
O total de escolas de samba dobrou. Passou de quatro para oito, em dois anos. Para dar suporte aos foliões, serão mais de 6 mil banheiros químicos, além de 3,6 mil banheiros móveis e 250 para portadores de necessidades especiais espalhados pelas ruas.
Colaboraram Rafael, Monique e Flávia Delgado