Áudio: piloto alerta sobre porta de avião aberta antes de cair
Avião de pequeno porte estava com cinco pessoas, sendo uma criança. A aeronave caiu num campo de futebol em Teresina (PI)
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião de pequeno porte caiu num campo de futebol na Vila Operária, em Teresina, capital do Piauí, nesta segunda-feira (12/6). Em áudio divulgado pela TV Clube, é possível ouvir uma conversa entre a torre de controle do Aeroporto Petrônio Portela e o piloto Arcedino Concesso. Ele informou que a porta da aeronave estava aberta.
Cinco pessoas estavam dentro do avião, sendo três mulheres, um homem e uma criança, de 4 anos. O campo de futebol fica a cerca de 1 km do aeroporto de Teresina.
No áudio, o controlador de voo autoriza o retorno da aeronave e diz, pelo rádio, que a “pista dois” estava livre para pouso, caso fosse necessário. Então, o piloto afirmou que retornaria porque a porta do avião ficou aberta.
“Vai fazer o retorno e pousar. Ficou uma porta aberta”, declarou o piloto.
Confira a conversa entre a torre de controle e o piloto da aeronave:
Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, o avião bateu em um poste de alta tensão em frente à Escola Estadual Premen Norte. Em um dos vídeos divulgados por populares nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma responsável pelos alunos pede para que os estudantes se afastem da aeronave.
Veja:
As cinco vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). São elas: Arcedino Concesso Filho (37 anos); G.P. (16); Juliana Plácido (36); Maria Gracy (66); e N. C. Plácido (4). Não sabe que tipo de ferimentos as vítimas tiveram.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que três ambulâncias foram deslocadas para atender os ocupantes da aeronave. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Civil de Teresina também prestaram assistência.
O aeroporto de Teresina informou por meio de nota que a aeronave decolou de Fortaleza, capital do Ceará, e tinha como destino o município de Araguaína, no Tocantins. O avião pousou na capital do Piauí para abastecer e seguir o plano de voo.
“Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate”, informou o aeroporto.