metropoles.com

Em artigo, Onyx defende benefício de R$ 400 a idosos de baixa renda

No texto, o chefe da Casa Civil sugere, ainda, a criação de um sistema de capitalização por poupança para controle dos aposentados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Agência Brasil
Onyx2
1 de 1 Onyx2 - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Integrante da equipe de formulação do texto da reforma da Previdência, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), defendeu o benefício de R$ 400 a idosos de baixa renda, a partir dos 60 anos. Um dos principais articuladores do tema, ao lado presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e do titular da economia, Paulo Guedes, o ministro chamou a decisão de “um olhar fraterno com aqueles que mais precisam”.

A declaração consta em artigo de Onyx publicado pela Folha de S.Paulo. No texto, o democrata destacou que “a principal transformação” da reforma é a criação do sistema de capitalização por poupança e defendeu que, com a ação, “o cidadão tem total controle das contribuições”.

Para o chefe da Casa Civil, a reforma é resultado do “comprometimento” do governo com os brasileiros. Ainda de acordo com o ministro, “sob a batuta” de Guedes, o projeto foi escrito “cuidadosamente” para “equiparar contribuintes, cortar privilégios e preservar direitos de quem está prestes a se aposentar”.

Ao defender a nova Previdência, Lorenzoni criticou governos anteriores ao dizer que “até mesmo os representantes da esquerda, que infelicitou o país, têm a oportunidade de fazer mea-culpa e pensar no futuro dos brasileiros”. “Na forma como é hoje, infelizmente, o sistema não sobreviverá. Simples assim”, concluiu.

O ministro comparou a eleição de Bolsonaro a uma vitória na Copa do Mundo, e alegou, no mesmo artigo, que “chegou a hora de todos se unirem para fazer pelo Brasil o que os brasileiros esperam dos eleitos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?