Em Aparecida (GO), hospital inicia mutirão de 200 cirurgias eletivas
Mobilização visa reduzir o tempo de espera por essas cirurgias e retomar os procedimentos que foram interrompidos durante a pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Para agilizar a fila de espera dos pacientes, o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), na região metropolitana da capital goiania, iniciou o primeiro mutirão de cirurgias eletivas da cidade. A unidade hospitalar é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
No sábado (24/9), mais de 100 pacientes passaram por avaliações pré-operatórias com cirurgiões gerais e pediátricos, cardiologistas e anestesistas e somente para segunda-feira (26/9), já estavam agendadas 21 operações.
De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, a estratégia da pasta é de continuar agilizando as operações para minimizar o tempo de espera dos pacientes. “Hoje temos aproximadamente 1% da população de Aparecida aguardando por alguma cirurgia eletiva, o que está em torno de seis mil procedimentos. Nos dois anos da pandemia suspendemos essas cirurgias e agora nossa meta no HMAP é a de fazer 600 delas mensalmente. Começamos com 200 agora e vamos prolongar isso nos próximos meses até alcançar a nossa meta primordial de termos 90 dias entre o pedido entregue ao paciente e a realização da cirurgia.”
Alessandro ainda explicou que nenhum paciente precisa procurar o HMAP pois “a Central de Regulação vai entrar em contato com as pessoas, ela é que cuida de todos esses pedidos e organiza a fila de espera. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de vir fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário. ”
Cuidado e eficiência
O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, contou que a organização do mutirão envolve profissionais de diversos setores do hospital: “Trabalhamos em conjunto desde as equipes de segurança, de agendamento de consultas ambulatoriais, de exames de sangue e de imagem e assistencial, bem como com a programação das cirurgias adultas e pediátricas em todas as especialidades cirúrgicas. Nesse primeiro momento estamos fazendo as cirurgias gerais de maior demanda, como as de vesícula, hérnia, fimose e etc.”
O diretor afirmou que “sentimos que a percepção das pessoas atendidas aqui, tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes, tem sido muito boa qualitativa e quantitativamente. Fazemos uma pesquisa de satisfação dos usuários que são internados e percebemos, em todas as áreas, um nível de satisfação acima de 90%, chegando na pediatria a 100%. Isso mostra que estamos no caminho certo”.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia