metropoles.com

Em Aparecida (GO), hospital inicia mutirão de 200 cirurgias eletivas

Mobilização visa reduzir o tempo de espera por essas cirurgias e retomar os procedimentos que foram interrompidos durante a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
cirurgia eletiva aparecida
1 de 1 cirurgia eletiva aparecida - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Para agilizar a fila de espera dos pacientes, o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), na região metropolitana da capital goiania, iniciou o primeiro mutirão de cirurgias eletivas da cidade. A unidade hospitalar é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

No sábado (24/9), mais de 100 pacientes passaram por avaliações pré-operatórias com cirurgiões gerais e pediátricos, cardiologistas e anestesistas e somente para segunda-feira (26/9), já estavam agendadas 21 operações.

De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, a estratégia da pasta é de continuar agilizando as operações para minimizar o tempo de espera dos pacientes. “Hoje temos aproximadamente 1% da população de Aparecida aguardando por alguma cirurgia eletiva, o que está em torno de seis mil procedimentos. Nos dois anos da pandemia suspendemos essas cirurgias e agora nossa meta no HMAP é a de fazer 600 delas mensalmente. Começamos com 200 agora e vamos prolongar isso nos próximos meses até alcançar a nossa meta primordial de termos 90 dias entre o pedido entregue ao paciente e a realização da cirurgia.”

Alessandro ainda explicou que nenhum paciente precisa procurar o HMAP pois “a Central de Regulação vai entrar em contato com as pessoas, ela é que cuida de todos esses pedidos e organiza a fila de espera. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de vir fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário. ”

Cuidado e eficiência

O diretor geral do HMAP, Felipe Piza, contou que a organização do mutirão envolve profissionais de diversos setores do hospital: “Trabalhamos em conjunto desde as equipes de segurança, de agendamento de consultas ambulatoriais, de exames de sangue e de imagem e assistencial, bem como com a programação das cirurgias adultas e pediátricas em todas as especialidades cirúrgicas. Nesse primeiro momento estamos fazendo as cirurgias gerais de maior demanda, como as de vesícula, hérnia, fimose e etc.”

O diretor afirmou que “sentimos que a percepção das pessoas atendidas aqui, tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes, tem sido muito boa qualitativa e quantitativamente. Fazemos uma pesquisa de satisfação dos usuários que são internados e percebemos, em todas as áreas, um nível de satisfação acima de 90%, chegando na pediatria a 100%. Isso mostra que estamos no caminho certo”.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?