metropoles.com

Em ano eleitoral, viagens de Lula reforçam presença em SP, RJ e RS

Nos seis primeiros meses de 2024, Lula tem repetido viagens ao RJ, SP e RS. Outros 5 estados não foram visitados desde o início do mandato

atualizado

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva observa público em evento de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva observa público em evento de governo - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Em ano de eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prioriza as agendas internas e utiliza as viagens de entregas e anúncios para falar com o eleitorado local.

Entre as agendas oficiais, são os estados campeões de visitas do presidente: São Paulo, com seis viagens, Rio de Janeiro, com cinco, e Rio Grande do Sul, com quatro. Os dados foram levantados pelo Metrópoles por meio da plataforma Agenda Transparente, da agência Fiquem Sabendo, especializada em Lei de Acesso à Informação.

Em São Paulo, o PT já firmou uma chapa com o Psol para a prefeitura da capital. Marta Suplicy, por articulação de Lula, voltou à sigla petista e será vice na candidatura do deputado federal Guilherme Boulos.

No Rio de Janeiro, o partido do chefe do Executivo apoiará o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) rumo à reeleição. Nomes sugeridos pelo PT para compor a candidatura, como a ministra Anielle Franco e o ex-deputado André Ceciliano, encontraram resistência do prefeito.

Dessa forma, o vice-prefeito de Paes ainda não foi confirmado, mas o cotado para o cargo é o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), em uma chapa “puro sangue”.

O Rio Grande do Sul subiu na lista de viagens do presidente, após ele realizar diversas visitas a cidades afetadas pelas enchentes de maio. Na capital do estado, o PT possui uma opção “competitiva”, segundo Lula, com a deputada federal Maria do Rosário.

“Boulos pode ser prefeito [de São Paulo]. No Rio de Janeiro, vamos apoiar o Paes, é o candidato certo para se reeleger. Em Recife, apoiamos o João Campos“, disse o chefe do Executivo em entrevista, na sexta-feira (21/6), para a rádio Meio Norte.

Pernambuco foi visitado duas vezes este ano por Lula. Em uma das agendas, ele dividiu o palco com Campos, filiado ao PSB.

O presidente se comprometeu a “apoiar o aliado” nos municípios onde o PT não tiver candidato. “Não quero que os adversários ganhem porque são negacionistas, não gostam da verdade e coisa certa. Farei esse jogo com muito cuidado, sem esquecer que a eleição termina e a vida continua. Sou presidente e o Congresso vai funcionar, e vou precisar ter relação com o Congresso”, pontuou.

Enquanto repete destinos, o presidente deixou de visitar cinco estados desde o início do mandato. São eles: Acre, Goiás, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Em março, o Planalto previu idas a Goiás e ao Tocantins para eventos de aproximação com o agronegócio, mas as viagens não aconteceram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?