Em acusação de assédio, PSB defende deputado; PL fala em “repulsa”
O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) foi acusado de assédio por Júlia Zanatta (PL-SC) durante uma audiência pública da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
A acusação de assédio feita nessa terça-feira (11/4) por Júlia Zanatta (PL-SC) contra Márcio Jerry (PCdoB-MA) repercute na Câmara dos Deputados e partidos políticos já se movimentam em defesa dos seus aliados. Nesta quarta (12/4), o PSB defendeu o parlamentar e acusa os adversários de promoverem ataques contra Lídice da Mata (PSB-BA), que discutia com Zanatta no momento do fato. Enquanto isso, o PL saiu em defesa da sua filiada.
Valdemar Costa Neto conversou com Zanatta e afirma que a deputada se sentiu “paralisada” diante da situação. O presidente nacional do PL afirma sentir “forte repulsa” com o caso e reforçou o apoio da legenda às atitudes a serem tomadas pela parlamentar. O dirigente se pronunciou em publicação feita no Twitter.
Já o PSB prestou sua solidariedade a Márcio Jerry. De acordo com nota da legenda, Lídice da Mata foi alvo de agressões verbais e ataques machistas. Durante a confusão, diz o partido, o deputado maranhense saiu em defesa da colega, que reclamava de parlamentares bolsonaristas sobre falas consideradas xenofóbicas sobre o Maranhão.
Isso ocorreu durante a audiência com Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A confusão entre parlamentares fez a sessão ser encerrada mais cedo.
“O deputado Marcio Jerry chamou então a atenção da deputada do PL para que respeitasse a história de Lídice relembrando que ‘ela tem 40 anos de mandato’. Mas a parlamentar da extrema direita não admitiu a intervenção e continuou defendendo homens que estavam desrespeitando Lídice Da Mata”, diz o PSB, em nota.
Na ocasião, Jerry se defendeu: “A senhora estava gritando com a deputada e eu apenas disse a senhora : ‘por favor, respeite a deputada que tem uma história na política brasileira e aqui no Congresso Nacional’ . Absurdo tentar tão infame e despropositada acusação”.