Em abril, MST doa mais de 100 toneladas de alimentos pelo Brasil
Além da entrega de alimentos, o grupo movimentou doação de sangue, recuperação de áreas degradadas e apoio a hospitais
atualizado
Compartilhar notícia
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doou, só neste mês de abril, mais de 100 toneladas de alimentos pelo país. De acordo com o MST, a atitude faz parte de um ato simbólico referente à Jornada de Lutas do Abril Vermelho, que também resgatou o Dia Internacional da Luta Camponesa e o Dia Nacional da Reforma Agrária – em memória dos 21 mortos no massacre de Eldorado dos Carajás.
“Mesmo sofrendo com a paralisação da reforma agrária, desamparo à agricultura familiar e a falta de gestão do governo Bolsonaro para enfrentar a maior crise da história do Brasil, o MST segue com a tarefa, primordial, de salvar vidas no enfrentamento da Covid-19 e da fome”, diz o movimento.
Durante a Jornada de Lutas do Abril Vermelho, também foram distribuídos mais de 50 mil litros de água para a população em situação de rua e de regiões de seca. Cerca de 3 mil litros de leite, 1,5 mil máscaras de proteção, 700 cestas básicas e mais de 16 mil marmitas foram distribuídos nas comunidades periféricas.
Além da solidariedade com doações de alimentos, o grupo mobilizou doações de sangue, recuperação de áreas degradadas e apoio voluntário dirigido a hospitais.
Outras atitudes
“Durante a Jornada de Lutas do Abril Vermelho, houve mais de 100 atos simbólicos espalhados pelos 24 estados do país”, informa ainda o movimento.
Na ocasião os manifestantes também protestaram pela volta do auxílio emergencial de R$ 600 para a classe trabalhadora, vacinação para toda a população, defesa do SUS e Fora Bolsonaro.
O MST também firmou em conjunto com 30 grupos da sociedade civil brasileira e internacional o manifesto ”Não Podemos Esperar: Precisamos Respirar!”
Em nota, o movimento ainda informou que, por conta da pandemia, neste ano de 2021 os manifestos ocorreram de modo virtual e em atos pontuais, em mobilizações com faixas, bloqueios de pistas, plantio de árvores e outras ações simbólicas e de solidariedade.