metropoles.com

Em 5 anos, número de cursos de graduação EaD cresceu mais de 232%

Dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2023, que foi divulgado pelo Inep nesta quinta-feira (3/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rperodução / Inep
Inep
1 de 1 Inep - Foto: Rperodução / Inep

Dados do Censo da Educação Superior 2023 apontam que o número de cursos de graduação a distância cresceu 232% em cinco anos. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta quinta-feira (3/10).

Entre 2022 e 2023, a evolução do número de cursos de graduação EaD desacelerou, uma vez que registrou aumento de 15%. Já entre 2021 e 2022, o incremento foi de 21%.

Em relação ao número de vagas oferecidas, também houve incremento significativo em cinco anos, portanto, entre 2018 e 2023, em relação à educação a distância. No período, o aumento foi de 167,5%. No mesmo período, houve uma variação negativa de 13,5% das vagas oferecidas na modalidade presencial.

Leonardo Barchini, ministro da Educação substituto, afirmou que o “Ministério da Educação não está só preocupado com a qualidade dos cursos EaD mas presenciais”. Segundo ele, a pasta tem trabalhado com ações para conter um avanço “desenfreado e sem qualidade”.

O MEC associa o crescimento da modalidade à alteração nas normas regulatórias associada a uma alteração no sistema de avaliação. O Ministério da Educação, entretanto, em breve, apresentará pacote de alterações que tem como alvo o modelo, em que parte das mudanças será proposta por meio de projeto de lei enviado ao Congresso Nacional.

Quase 10 milhões de matrículas

O número de matrículas em cursos de graduação superior de graduação se aproxima de 10 milhões. Mais precisamente, o total de matrículas é de 9.976.782, ou seja, faltariam pouco mais de 23 mil estudantes para atingir a marca.

Em 2023, conforme informações divulgadas pelo Inep, foi registrado o maior aumento desde 2014 no número de matrículas, com incremento de 5,6%. Entre 2013 e 2023, a matrícula na educação superior aumentou 36,2%.

O número de matrículas em cursos de graduação presenciais é de pouco mais de 5 milhões e de EaD, de 4,9 milhões. O Inep destaca que se a tendência for mantida, o número de estudantes em cursos a distância deve superar, em 2024, o número de estudantes em cursos presenciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?