Em 2º dia de reuniões em Brasília, Lula convida Contarato para o PT
O senador capixaba já anunciou que irá deixar a Rede Sustentabilidade
atualizado
Compartilhar notícia
No segundo dia em Brasília, onde realiza reuniões com parlamentares e embaixadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou, nesta terça-feira (4/5), o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
O parlamentar capixaba já anunciou que irá deixar a Rede Sustentabilidade e tem conversado com partidos progressistas, como o PDT, PSB e PCdoB, para definir seu futuro, em busca de uma sigla, segundo ele, com maior compromisso com a redução da desigualdade e erradicação da pobreza.
“Houve esse convite, formalizado por parte do Partido dos Trabalhadores, para que eu entre na sigla. Estou avaliando. [O Lula] me recebeu de forma bastante carinhosa”, disse Contarato, em conversa com o Metrópoles, após se reunir com o ex-presidente, em Brasília.
O senador negou, no entanto, que o PT tenha saído na frente após o convite pessoal do ex-presidente Lula da Silva. Segundo ele, todos têm “igualdade de condições”.
“Eu tenho que analisar, pois estou construindo vários diálogos com partidos que eu me identifico mais. São partidos progressistas. Então, tenho que avaliar tudo isso”, afirmou.
“Claro, com esse convite aqui hoje, formalizado, nós vamos avaliar com bastante carinho e qual será o melhor caminho para eu tomar essa decisão, pois tenho que avaliar tanto o aspecto da conjuntura política nacional quanto a conjuntura política estadual”, prosseguiu Contarato.
O parlamentar também pontuou que não há definição sobre as eleições para governador do Espírito Santo em 2022, mas pretende apoiar uma frente ampla, como no Rio de Janeiro.
Além de Lula e Contarato, estiveram presentes na reunião os deputados federais Helder Salomão (PT-ES) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional da sigla, além dos senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Paulo Rocha (PT-PA) e Jaques Wagner (PT-BA), bem como o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).
Ainda nesta manhã, Lula se encontra com o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados. À tarde, o encontro será com a senadora e ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu (PP-TO).