metropoles.com

Em 2022, 500 pessoas foram resgatadas em trabalho análogo à escravidão

Desde o primeiro dia de 2022, quase quatro pessoas foram resgatadas, em média, em situação de trabalho análogo a escravidão todos os dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Subsecretaria de Inspeção do Trabalho/Divulgação
combate ao trabalho escravo na bahia
1 de 1 combate ao trabalho escravo na bahia - Foto: Subsecretaria de Inspeção do Trabalho/Divulgação

Desde o primeiro dia de 2022, quase quatro pessoas foram resgatadas diariamente, em média, em situação de trabalho análogo à escravidão. Ao todo, 500 seres humanos se encontravam, de alguma forma, nessa condição.

Os dados foram atualizados pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, nesta sexta-feira (13/5), quando é comemorado o 134º ano da Abolição da Escravatura.

O número, segundo a subsecretaria, foi impactado pelo resgate de 273 trabalhadores em um única ação realizada em Minas Gerais.

Essa operação ocorreu em janeiro e é considerado o maior resgate de trabalhadores desde 2015, o 16º maior já registrado desde 1995. A ação fiscal foi realizada em uma usina de cana-de-açúcar.

Entre janeiro e esta sexta, foram realizadas 61 ações fiscais, sendo que em 38 (62%) foi caracterizado trabalhado análogo à escravidão.

Triste ranking

Minas Gerais foi o estado com mais ações fiscais de combate ao trabalho escravo realizadas no período, com 22 empregadores fiscalizados e com maior número de trabalhadores resgatados —368. Goiás e Bahia completam o ranking.

Para reparar os danos causados pelo trabalho análogo à escravidão, o governo federal arrecadou R$ 2,3 milhões de verbas salarias e rescisórias.

Em relação ao perfil social das pessoas resgatadas de escravidão contemporânea até o momento em 2022, dados do seguro-desemprego do trabalhador resgatado mostram que 95% são homens; 31% tem entre 30 e 39 anos e 49% residem na região nordeste.

Quanto ao grau de instrução, 23% declararam possuir até o 5º ano incompleto, 17% haviam cursado do 6º ao 9º ano incompletos. Do total, 6% dos trabalhadores resgatados em 2021 eram analfabetos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?