metropoles.com

Em 2021, outra creche em município de SC foi alvo de ataque; relembre

Em maio de 2021, um jovem de 18 anos invadiu uma creche em Saudades (SC) e matou três bebês e duas funcionárias com golpes de espada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Simone Fernandes/ Arquivo Pessoal
Atentado em escola de Saudades (SC) ocorreu na manhã desta terça-feira
1 de 1 Atentado em escola de Saudades (SC) ocorreu na manhã desta terça-feira - Foto: Simone Fernandes/ Arquivo Pessoal

Uma tragédia semelhante a que assola o país nesta quinta-feira (5/4), após um massacre em uma creche em Blumenau (SC), ocorreu em Saudades, também município catarinense, em 2021. Na época, um jovem de 18 anos entrou na instituição e, com uma espada, assassinou três bebês e duas professoras.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Saudades (SC) havia registrado apenas um homicídio nos cinco anos que precederam o atentado. O estado tranquilo pelo qual a cidade era conhecida foi subvertido em 11 minutos, tempo que durou a chacina. Fabiano Kipper Mai, jovem de 18 anos sem histórico criminal, foi de bicicleta à creche Pró-Infância Aquarela, munido de uma espada, e iniciou o ataque.

Uma professora de 30 anos foi a primeira a receber os golpes desferidos com uma catana, tipo de espada japonesa. Ferida, a docente correu para a sala de aula para alertar outros funcionários. No local, Fábio atacou as crianças e os professores até a morte. Três bebês com menos de 2 anos de idade morreram. Keli Adriane Aniecevski, 30, professora, e Mirla Amanda Renner Costa, 20, agente educacional, também foram vítimas.

O assassino desferiu golpes de espada em si na tentativa de cometer suícidio. Ele foi encontrado vivo pelas autoridades e levado ao hospital. Fábio foi levado a uma instituição psiquiátrica, onde aguarda, em abril de 2023, dois anos após o atentado, o agendamento de julgamento por júri popular. Ele é réu por cinco homicídios triplamente qualificados, além de 14 tentativas de homicídios.

A sala de aula onde a tragédia se deu foi transformada em área de recreação. A creche segue ativa, com fachada reformada, que passou do amarelo e vermelho para tons de verde e laranja. Um documentário, produzido pelo NSC Total, parceiro do Metrópoles, mostra o impacto da tragédia na cidade um ano após o ocorrido.

Massacre em Blumenau

Na manhã desta quarta, um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), e matou ao menos quatro crianças e deixou uma em estado grave. Além disso, há três adultos feridos. O suspeito atacou as vítimas com uma machadinha e depois foi preso pela Polícia Militar.

Segundo a imprensa local, ele foi preso com a ajuda de testemunhas que viram o homem descendo de uma moto e pulando o muro da creche. O ataque ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?