metropoles.com

Em 2018, Brasil emitiu 36 mil carteiras de trabalho para imigrantes

Número é maior desde 2011. Venezuelanos foram os que mais receberam o documento que autoriza atividade remunerada no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

O Brasil bateu recorde na emissão de carteiras de trabalho para imigrantes no ano passado. Entre 2010 e 2018, foram emitidos 76.876 documentos para solicitantes de refúgio e refugiados. Somente nos últimos 12 meses, o representou quase a metade: 36.384.

A movimentação de trabalhadores venezuelanos no Brasil também disparou. Eles representam 68,4% das carteiras de trabalho emitidas. Em seguida, aparecem os haitianos (19,1%) e os cubanos (4,8%).

Os números fazem parte do Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), lançado nesta quinta-feira (22/08/2019), no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O titular da pasta, Sergio Moro, participou do evento.

Entre 2011 e 2018, foram registrados no país 774,2 mil imigrantes. Desses, 492,7 mil foram de longo termo, ou seja, permaneceram no país em período superior a um ano. A maioria é homem (61,4%), jovem e com nível de escolaridade médio e superior.

No período, haitianos, bolivianos e venezuelanos foram, respectivamente, as principais nacionalidades de imigrantes no Brasil. Já no recorte de 2018, venezuelanos representaram a nacionalidade com maior fluxo: 39%. Em seguida, aparece haitianos (14,7%) e colombianos (7,7%).

“Reflete bem o caráter da nossa nação”, disse Moro. “Somos um país formado por boa parte de imigrantes, que vieram da África, da Europa, além de evidentemente da população nativa, indígena, e o Brasil segue nessa linha, com uma política generosa em relação a imigrantes”.

“Claro que com pequenas ressalvas, mas permanece esse perfil de um país novo. Uma terra de promessas que atrai indivíduos de outros países, como haitianos e venezuelanos. Todos bem abrigados e recebidos”, complementou.

Nessa terça-feira (21/08/2019), o ministro da Justiça publicou portaria em que impede a entrada de autoridades venezuelanas no Brasil. Hoje, durante a apresentação do relatório, Moro não tocou no assunto.

Data Migra
O evento também lançou o Data Migra, uma nova ferramenta para auxiliar a obtenção de dados oficiais sobre a imigração regular no Brasil. A ferramenta permite que jornalistas, gestores públicos, pesquisadores e o público em geral possam criar as próprias tabelas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?