metropoles.com

Em 11 anos, estabelecimentos que usam agrotóxicos crescem 20%

Censo Agro, do IBGE, revela ainda que 15,6% dos produtores que utilizaram agrotóxicos não sabiam ler e escrever

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
agrotóxico
1 de 1 agrotóxico - Foto: ISTOCK

O número de propriedades rurais que admitem usar agrotóxicos aumentou 20,4% nos últimos 11 anos. Em 2017, cerca de 1,7 milhão (33%) de fazendas declararam aplicar agrotóxicos nas lavouras — superior aos 1,4 milhão de 2006. Os dados são do Censo Agro, divulgado nesta sexta-feira (25/10/2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na série histórica dos censos agropecuários, esse número variou bastante. Em 1980, alcançou o ponto mais alto, com quase 2 milhões (38%) de estabelecimentos que afirmaram usar os produtos químicos.

De acordo com o gerente técnico do Censo Agro, Antonio Carlos Florido, a queda entre 1985 e 2006 pode ser justificada pela mudança trazida pela Lei Federal 7.802 de 1989, que alterou a nomenclatura de “defensivos agrícolas” para “agrotóxicos”.

“É mais fácil dizer que usou defensivo do que agrotóxicos, que é um nome mais agressivo”, afirmou Florido. Segundo o especialista do IBGE, o mais preocupante é o modo como o agrotóxico é usado.

A liberação de agrotóxicos sob o governo de Jair Bolsonaro (PSL) tem sido alvo de críticas e ambientalistas. Em 2019, foram registrados 382 pesticidas; no ano passado foram 450.

A pesquisa revela que 15,6% dos produtores que usaram agrotóxicos não sabiam ler e escrever. Desses, 89% declararam não ter recebido qualquer tipo de orientação técnica.

Dos produtores alfabetizados que utilizam agrotóxicos, 69,6% têm no máximo o ensino fundamental. Entre eles, apenas 30,6% declararam ter recebido orientação técnica a respeito da aplicação do produto.

“Essa informação é mais grave do que o total de agrotóxicos. Uma pessoa que não sabe ler e escrever e que não recebeu orientação técnica, em quais condições aplicava esse agrotóxico?”, questionou Florido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?