metropoles.com

Eliziane diz que três nomes ainda precisam ser ouvidos na CPMI do 8/1

A CPMI que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro entra na reta final e deve convocar os próximos depoentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro - metrópoles
1 de 1 Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os ataques de 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou que o colegiado ainda precisa ouvir três nomes antes de concluir os trabalhos.

“Entendemos que o almirante Garnier, o brigadeiro Baptista e o general Freire Gomes são os três nomes que nós precisamos estar ouvindo agora nesta reta final”, adiantou a senadora.

A leitura e a votação do relatório da senadora Eliziane estão marcadas para ocorrer, respectivamente, em 17 e 19 de outubro.

O almirante Almir Garnier Santos comandou a Marinha durante a segunda metade do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele é apontado por Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, como simpático a um golpe de Estado que manteria o ex-presidente no poder.

O general Marco Antônio Freire Gomes, então responsável pelo Exército, teria se posicionado contra a tentativa de golpe. Toda a tratativa sobre a possibilidade de manter Bolsonaro no poder teria sido feita durante um encontro com os chefes das Forças Armadas para discutir medidas depois da derrota do ex-presidente Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro contou também com a presença do tenente-brigadeiro Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica da gestão Bolsonaro.

Mauro Cid

O ex-ajudante de Bolsonaro fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF). Desde então, novas informações sobre a ação do ex-presidente têm se tornado públicas, como é o caso da reunião com os chefes das Forças Armadas.

Dessa forma, a senadora Eliziane Gama também demonstrou interesse em convocar novamente Mauro Cid para depor na CPMI do 8/1.

“Nós, inclusive, temos a aprovação do retorno do Mauro Cid já feita pela comissão em relação aos demais membros do comando das Forças Armadas”, destacou a parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?