Elizabeth Schmidt (União) é reeleita prefeita em Ponta Grossa (PR)
Formada em pedagogia, a atual chefe do Executivo local irá comandar a cidade de Ponta Grossa (PR) por mais quatro anos
atualizado
Compartilhar notícia
Em pleito disputado, os eleitores de Ponta Grossa (PR) reelegeram Elizabeth Schmidt (União Brasil) para ser prefeita da cidade pelos próximos quatro anos. A professora, que conta com uma vasta carreira na política, segue no cargo.
Schmidt, de 73 anos, natural de Ponta Grossa, foi eleita após vencer Mabel Canto (PSDB), neste domingo (27/10), no 2º turno das eleições municipais.
Schmidt teve 53,72% dos votos válidos, contra 46,28% de Mabel.
A prefeita reeleita dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Pastor Moises Faria (MDB), que é seu vice.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.
Formada em pedagogia, a chefe do Executivo local também é especializada e mestre em educação. Elizabeth começou a concorrer em 2000, como candidata a vice-prefeita de Ponta Grossa, e perdeu.
Em 2002, a professora concorreu como segunda suplente na candidatura ao Senado de Nitis Jacon. Ela também tentou uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014 e, posteriormente, e perdeu, assumindo como suplente. Foi eleita pela primeira vez como vice-prefeita, em 2016. Em 2020, foi eleita prefeita.
Na gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho, Schmidt foi secretária municipal de Cultura e Turismo (2005-2012), assumiu o cargo de secretária municipal de Administração e de Gestão de Recursos Humanos no mandato do prefeito Marcelo Rangel (2015-2016), e, ainda no mandato de Rangel, ela foi presidente da Fundação Municipal de Turismo (2017-2018).