Elizabeth II teve encontros com Sarney, FHC, Lula e Dilma
Tucano deu “presente feio” para a monarca; Lula passeou com ela de carruagem no Palácio de Buckingham e Dilma a visitou antes de Olimpíadas
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II, morta nesta quinta-feira (8/9), recebeu quatro presidentes brasileiros desde a redemocratização. Antes de 1989, a monarca encontrou outros dois chefes do Executivo federal, mas durante a ditadura militar.
O primeiro presidente da era democrática a ser recebido pela rainha foi José Sarney.
Depois foi a vez de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que esteve quatro vezes na Inglaterra ao longo de seus dois mandatos. Em 1997, FHC viajou acompanhado de Pelé, que era seu ministro do Esporte e foi condecorado pela rainha como Cavaleiro da Coroa Britânica.
Após deixar a presidência, o tucano passou a contar a história do “presente feio” que levou para a rainha e que ela adorou. Veja o próprio FHC contando, em entrevista a Jô Soares:
Em março de 2006, foi a vez do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser recebido no Palácio de Buckingham. Na ocasião, Lula passou três dias no país, também se reuniu com o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e passou de carruagem com a rainha na área externa da residência oficial da família real.
Já Dilma Rousseff (PT) se encontrou com a rainha Elizabeth em Londres em julho de 2012, quando viajou para participar da cerimônia de abertura das Olimpíadas daquele ano. A então presidente também foi recebida em Buckingham.
Visita ao Brasil na ditadura
Elizabeth II esteve no Brasil uma vez, em novembro de 1968. Ela fez um giro por algumas capitais, inaugurou uma escola pública em Brasília, na 308 Sul, e encontrou o então presidente, general Costa e Silva.
A rainha, que reinou por 70 anos, também recebeu outro presidente brasileiro da ditadura, o general Ernesto Geisel, que foi a Londres em 1976 para retribuir a visita feita pela monarca ao Brasil.