Eleições: SP, BH, Fortaleza e Goiânia têm indefinição para 2º turno
Na véspera das eleições, SP e BH têm empate triplo. Em Fortaleza e Goiânia, a disputa está embolada entre os principais candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
Na véspera das Eleições Municipais de 2024, ao menos quatro capitais brasileiras seguem com cenários indefinidos entre os principais candidatos. São Paulo, por exemplo, tem um empate triplo entre Guilherme Boulos (PSol), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB). Empate triplo também é o caso da capital mineira, Belo Horizonte.
Já em Fortaleza e Goiânia, as disputas estão emboladas entre os principais candidatos.
O cenário mais incerto é o da capital paulista, onde os levantamentos dos últimos dias mostraram um avanço do ex-coach Pablo Marçal, o que coloca em risco a presença do atual prefeito, Ricardo Nunes, no segundo turno.
A pesquisa Datafolha mais recente, da última quinta-feira (3/10), mostrou Boulos com 26%, um ponto acima do registrado no levantamento da semana passada. Nunes caiu três pontos percentuais e foi de 27% para 24%. Já Marçal cresceu três pontos, oscilando de 21% para 24%. Com isso, não é possível saber qual dos três ficará de fora do segundo turno.
Em Belo Horizonte (MG), a disputa se acirrou nos últimos dias. Segundo o mais recente Datafolha, de quinta, Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD) e Mauro Tramonte (Republicanos) estão empatados tecnicamente, com 21% das intenções de voto cada. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparado ao último levantamento de 19 de setembro, Mauro Tramonte oscilou sete pontos negativamente. Já os candidatos Fuad Noman e Bruno Engler subiram três pontos.
Disputas emboladas
Na maior cidade do Nordeste, Fortaleza (CE), a corrida para estar no segundo turno segue aberta entre os quatro melhores colocados. Na pesquisa Real Time Big Data divulgada na quarta-feira (2/10), Evandro Leitão (PT) tem 26% das intenções de voto e André Fernandes (PL), 25%. Capitão Wagner (União Brasil) aparece na sequência, com 19%, e o atual prefeito José Sarto (PDT) tem 16%.
Como nesse caso a margem de erro é de três pontos percentuais, Capitão Wagner pode oscilar de 16% a 22% e está tecnicamente empatado tanto com o candidato do PL quanto com o do PDT.
No Centro-Oeste, Goiânia (GO) é a capital com indefinição sobre qual candidato chegará ao segundo turno. Na última pesquisa Quaest, divulgada em 17 de setembro, Sandro Mabel (União Brasil) e Adriana Accorsi (PT) aparecem empatados tecnicamente na liderança, com 24% e 22%, respectivamente. Vanderlan Cardoso (PSD) tem 15% e está também empatado com Accorsi no limite da margem de erro, de três pontos percentuais.
Neste sábado (5/10), serão divulgadas novas pesquisas, que deverão captar melhor movimentos de última hora do eleitorado.
Eleições são neste domingo (6/10)
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorrerá neste domingo (6/10). Só podem ter segundo turno cidades que tenham mais de 200 mil eleitores. Atualmente, são 103 municípios brasileiros que poderão ter uma segunda rodada de votações no último domingo de outubro, dia 27.