metropoles.com

Eleições: RJ tem maior abstenção, com 26,2%, e PI, a menor, com 14,7%

No país, índice ficou em 21,68%. Os estados com as menores abstenções foram Piauí, Paraíba e Sergipe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida de urna durante teste no Tribunal Superior Eleitoral - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de urna durante teste no Tribunal Superior Eleitoral - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

O estado do Rio de Janeiro foi a unidade da federação (UF) com a maior abstenção no primeiro turno das eleições municipais, nesse domingo (6/10). O índice por lá ficou em 26,24%. As outras duas UFs com os maiores porcentuais foram Rondônia (25,88%) e São Paulo (25,33%).

Por outro lado, o estado onde a abstenção se apresentou com o menor índice foi o Piauí, com 14,78% de faltantes. Na sequência, os outros dois com menores índices de falta foram Paraíba (15,42%) e Sergipe (16,97%).

Em todo o Brasil, o não comparecimento às urnas foi de 21,68%. O recorde do indicador pertence ao ano de 2020, 29,5%. O índice foi influenciado pela pandemia da Covid-19, que teve as medidas restritivas de deslocamento interrompidas apenas para o pleito. Nas últimas eleições, em 2022, os faltantes corresponderam a 20,9%.

 

Nesse domingo, a abstenção em âmbito nacional divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi de 21,71%, mas houve uma atualização nesta segunda.

A votação do domingo (6/10) terminou às 17h. Às 17h10, o primeiro município registrou o término da primeira eleição, na cidade de São Cristovão, Santa Catarina. Agora os 52 municípios onde haverá segundo turno se preparam para a votação no próximo dia 27.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?