metropoles.com

Eleições: PT e PL apoiam os mesmos candidatos a prefeito em 85 cidades

PT diz que a única proibição são os candidatos bolsonaristas. Já o PL proibiu coligações com partidos de esquerda, mas permitiu alianças

atualizado

Compartilhar notícia

Caio Ayres/Metrópoles
Ilustração de dois políticos debatendo e uma folha de calendário na frente com a data das eleições 2024
1 de 1 Ilustração de dois políticos debatendo e uma folha de calendário na frente com a data das eleições 2024 - Foto: Caio Ayres/Metrópoles

As duas siglas que protagonizam a polarização política brasileira, Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Liberal (PL), formaram alianças de apoio aos mesmos candidatos à prefeitura em 85 cidades brasileiras.

A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (16/8).

É importante frisar que os partidos podem solicitar a substituição de candidatos até o dia 16 de setembro – ou seja, até essa data as informações podem mudar.

Devido ao fato de o PT integrar, junto ao PCdoB e ao PV, a Federação Brasil da Esperança desde 2022, os dois partidos, consequentemente, também firmaram aliança com o PL nas 85 cidades.

Entre as 85 candidaturas, 12 têm candidato do PL e apenas três são do PT.

O estado com maior número de alianças formadas entre PT e PL foi o Maranhão. Ao todo, há 22 cidades com candidatos apoiados por ambas as legendas.

São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro, é o segundo estado com o maior número de alianças formadas. São 12 cidades com apoio dos dois partidos opositores.

A presidência nacional do PL emitiu uma resolução administrativa que proíbe a formação de coligações regionais com a Federação Brasil da Esperança e a federação PSOL-Rede, assim como as “demais agremiações partidárias de espectro político à esquerda”.

Já o Partido dos Trabalhadores, segundo resolução do diretório nacional, proibiu o apoio apenas a candidatos que se dizem bolsonaristas, independentemente do partido a que pertençam.

A única exceção à regra, segundo o PT, são as cidades com mais de 100 mil habitantes, em que o veto não será aplicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?