Eleições: PSD governará 35 milhões de brasileiros, e MDB, 34 milhões
O PSD, criado por Kassab em 2011, se tornou a maior sigla em número de prefeituras ao garantir o comando de 885 cidades nas eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Nas Eleições Municipais de 2024, o Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, além de se tornar a sigla com mais prefeituras, consagrou-se como a que governará o maior número de brasileiros. Ao todo, as cidades cujas prefeituras serão comandadas pelo PSD somam mais de 35 milhões de habitantes.
Criada pelo ex-prefeito de São Paulo, a legenda garantiu no pleito deste ano 885 prefeitos eleitos no Brasil. Para se ter ideia da evolução do partido no decorrer das últimas eleições municipais, em 2012 foram 494 eleitos. Portanto, houve aumento de mais de 79%.
O PSD foi criado por Kassab em 2011 com a proposta de não ser de direita, de esquerda ou de centro. O surgimento da sigla está relacionado a dissidências de diversas legendas, como o antigo DEM (que se fundiu com o PSL e deu origem ao União Brasil), o PSDB e o antigo PPS (hoje Cidadania).
No 2º turno das eleições deste ano, o PSD conquistou Belo Horizonte (MG), com a reeleição de Fuad Noman, e Curitiba (PR), com Eduardo Pimentel.
Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) governará para 34 milhões de brasileiros. O Partido Liberal (PL) é o terceiro, por ter garantido nas urnas o comando de cidades que somam mais de 25 milhões de habitantes.
Confira:
O levantamento do Metrópoles, que tem por base dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considera somente as 5.520 cidades que já tiveram resultados oficializados pela Justiça Eleitoral. Em muitos casos, o resultado do pleito eleitoral segue indefinido e dependerá de uma decisão final do Judiciário.
Eleições 2024
Em 51 cidades brasileiras, eleitores regressaram às urnas no domingo (27/10) para o segundo turno das eleições 2024. Desse total, 15 capitais estavam na disputa.
No primeiro turno, que ocorreu em 6 de outubro, eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.