Eleições: Lira mantém apoio a JHC em Maceió mesmo sem indicar vice
Presidente da Câmara sugeriu nomes, mas prefeito da capital alagoana indica que vice será o senador Rodrigo Cunha (Podemos)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai manter seu apoio ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, nas eleições municipais de outubro mesmo sem indicar o vice na chapa. Lira apresentou opções ao prefeito da capital alagoana, mas o gestor municipal dá indicações de que o candidato a vice na sua tentativa de reeleição será o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
A decisão do presidente da Câmara de manter seu apoio a JHC mesmo sem indicar o vice tem suas explicações. A primeira delas é a de que Lira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) protagonizam uma briga antiga em Alagoas, e enquanto a família Calheiros tem um aliado no governo do estado, o deputado federal tem seu aliado no comando da capital.
Apoiar JHC, que tem chances de ganhar ainda no 1º turno segundo as pesquisas, é sinônimo de Lira seguir com um aliado na capital até as eleições de 2026, quando o alagoano pretende disputar o Senado.
A segunda explicação justamente o próximo pleito federal. Caso JHC saia candidato ao governo em 2026, Lira poderia fechar a chapa sendo o candidato ao Senado, se contrapondo à chapa de Renan, que também deve tentar mais um mandato de senador por Alagoas.
Cunha vice dá cadeira à mãe de JHC no Senado
Caso o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) seja o escolhido como vice e seja eleito com JHC para a prefeitura de Maceió, a família do prefeito se beneficia. A primeira suplente de Cunha no Senado é a mãe do gestor municipal, Eudócia Caldas.
Em um cenário de JHC ser candidato ao governo em 2026 e ganhar a eleição, Cunha ainda herdaria a prefeitura para si.