Eleições: país tem 911 crimes eleitorais e 20 candidatos presos
Segundo dados do MJSP, 10 armas foram apreendidas. O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (6/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o primeiro turno das eleições municipais, o país registrou 911 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 20 candidatos e 206 eleitores foram presos.
As forças de segurança que atuam no pleito também apreenderam 10 armas. A legislação eleitoral proíbe porte do armamento em seções eleitorais.
Outros 134 candidatos e 694 eleitores foram conduzidos à delegacia. Os dados foram compilados em um painel do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Boletim de Polícia Federal (PF), atualizado às 17h, aponta que somente a corporação registrou 244 casos, sendo 58 inquéritos instaurados, 113 termos circunstanciados lavrados e 74 situações de flagrante.
E-título
Um boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também traz dados das justificativas de ausência às urnas. O procedimento deve ser feito por eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral.
Segundo o TSE, foram 2,4 milhões de justificativas por meio do aplicativo. As informações foram atualizadas às 15h30. Outras 199 mil pessoas justificaram a ausência no exterior.
Ainda de acordo com a Corte, 2,6 mil urnas precisaram ser substituídas — equivalente a 0,50% do total.