Eleições: confira as capitais que terão transporte gratuito no domingo
Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024, que acontece em 5.569 municípios
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro turno das eleições municipais ocorre neste domingo (6/10) em 5.569 municípios. Por isso, algumas capitais adotaram o passe livre no sistema de transporte público, conforme estabeleceu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que as gestões estaduais e municipais devem garantir a gratuidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também regulamentou o transporte gratuito nas eleições. Segundo a Corte Eleitoral, a proposta garante o acesso ao voto e combate potenciais ilegalidades.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Confira as capitais com transporte gratuito:
Rio Branco (AC)
Tanto o primeiro quanto o segundo turno, em 27 de outubro, terão passe livre na capital acreana. O transporte gratuito funcionará das 3h da manhã às 15h30.
Maceió (AL)
A capital alagoana conta com o programa “Domingo é Livre”, em que o transporte gratuito é oferecido para todos. Além disso, o governo municipal anunciou reforço na frota de ônibus.
Macapá (AP)
Após um acordo entre a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores da capital do Amapá terão transporte gratuito de 5h às 20h neste domingo, com reforço nos ônibus.
Manaus (AM)
A prefeitura de Manaus anunciou que a circulação de 1.150 ônibus durante o domingo, a medida se repetirá também no segundo turno, com passagem gratuita das 4h às 18h.
Salvador (BA)
A frota na capital baiana será de dia útil. Os eleitores terão direito ao transporte gratuito das 6h às 20h nos ônibus, BRTs, planos inclinados e metrô.
Fortaleza (CE)
O transporte será gratuito entre 5h e 18h no metrô, ônibus, terminais de integração e estações em corredores de ônibus.
Vitória (ES)
Os eleitores terão direito ao passe livre no transporte coletivo das 7h às 18h de domingo. Além disso, as barcas terão gratuidade, que funcionarão das 8h às 16h15.
Goiânia (GO)
O transporte será gratuito para capital e região metropolitana entre as 4h30 às 00h30, com funcionamento dos meio de transporte iguais ao de dias úteis.
São Luís (MA)
Na capital maranhense, a gratuidade será concedida para quem apresentar o título de eleitor da meia noite às 22h.
Cuiabá (MT)
Diferente das demais capitais, Cuiabá não terá passe livre neste domingo e sim uma tarifa social no valor de R$ 1 no primeiro turno das eleições, que funcionará a partir das 5h.
Campo Grande (MS)
A capital sul-mato-grossense terá tarifa zero neste domingo e itinerário de dias úteis. A medida deve se repetir no segundo turno, caso necessário.
Belo Horizonte (MG)
Os eleitores belo-horizontinos terão transporte coletivo municipal e o metrô gratuitos neste domingo, com as linhas funcionando com itinerários de dia útil.
Belém (PA)
A capital paranaense contará com transporte gratuito das 4h às 23h59 do domingo.
João Pessoa (PB)
Para ter direito ao transporte gratuito em João Pessoa, o passageiro precisará apresentar o Passe Legal e o título de eleitor. A medida estará em vigor entre 6h e 20h de domingo.
Curitiba (PR)
Segundo a Secretaria da Urbanização de Curitiba (Urbs), o transporte será gratuito ao longo de todo o domingo.
Recife (PE)
O passe livre aos eleitores será ofertado das 7h30 às 17h30 nas linhas de ônibus convencionais da região metropolitana da capital pernambucana.
Teresina (PI)
A capital piauiense contará com 100% da frota do transporte coletivo neste domingo e a gratuidade funcionará ao longo do domingo, das 5h às 23h.
Rio de Janeiro (RJ)
Os eleitores cariocas terão transporte gratuito das 6h às 20h nos ônibus, BRTs e VLTs, metrô, trem, barca e transportes intermunicipais. O governo do Rio de Janeiro também determinou a gratuidade no transporte intermunicipal no segundo turno.
Natal (RN)
A região metropolitana de Natal terá gratuidade no transporte coletivo. Além disso, o passe livre será estendido no sistema intermunicipal entre sábado (5/10) e segunda-feira (7/10), conforme decisão do governo do Rio Grande do Norte.
Porto Alegre (RS)
Os eleitores de Porto Alegre terão acesso ao transporte gratuito ao longo do domingo. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também aumentará o número de viagens.
Porto Velho (RO)
O passe livre entrará em vigor das 6h às 18h de domingo. Os eleitores poderão contar com a mesma frota de dias úteis.
Boa Vista (RR)
Os eleitores terão acesso ao transporte gratuito das 6h às 20h e 100% da frota de ônibus neste domingo.
Florianópolis (SC)
A capital catarinense terá transporte gratuito ao longo deste domingo e a frota funcionará com itinerário de dias úteis, conforme a Superintendência de Transporte Público de Florianópolis.
São Paulo (SP)
Desde 2023 São Paulo contra com o programa “Domingão Tarifa Zero”, com tarifa zero no transporte público municipal aos domingos. No dia da eleição, metrô, trens da CPTM e ônibus intermunicipais também serão gratuitos.
Aracaju (SE)
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju adotará medidas para garantir a gratuidade do transporte coletivo ao longo deste domingo, conforme o decreto municipal.
Palmas (TO)
Assim como outras capitais, Palmas conta com um programa que garante transporte gratuito nos finais de semana e feriados para todos os usuários.