Eleições: calor será predominante em boa parte do Brasil. Saiba onde
Segundo com a Climatempo, no fim de semana o Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor, mantendo as temperaturas bastante elevadas
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro turno das eleições municipais vai acontecer neste domingo (6/10), em que milhões de eleitores vão sair de casa para escolher os novos prefeitos e vereadores. A previsão da Climatempo para o fim de semana eleitoral aponta para grande parte do país enfrentando calor e seca, com algumas regiões podendo registrar chuvas.
De acordo com a Climatempo, neste fim de semana, o Brasil ainda estará dentro de uma onda de calor, mantendo as temperaturas bastante elevadas pelo interior do país. No litoral do Sul, do Sudeste e parte do Nordeste a passagem de duas frentes frias vai aumentar a nebulosidade e provocar um pouco de chuvas.
No sábado, os termômetros do Centro-Oeste, Tocantins, sertão do Nordeste, interior do Maranhão, Piauí e Oeste da Bahia devem registrar temperaturas de 37°C a 42°C. Temperaturas de 35°C a quase 40°C poderão ocorrer no centro-oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais.
O dia será com tempo seco e quente nas capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Teresina, São Luís, Fortaleza e Natal.
A previsão aponta para a possibilidade de céu nublado e de chuvas leves no litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Norte, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer durante a tarde e à noite em estados como Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Pará, inclusive nas capitais Porto Velho, Rio Branco, Manaus e Boa Vista. Essas chuvas serão de curta duração, mas podem ser fortes em alguns pontos.
No sábado, as frentes frias que passarão na região Sul vão proporcionar temperaturas mais amenas. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba sentirão o clima mais fresco.
Domingo de eleições
No domingo, o calor será intenso novamente, com temperaturas variando entre 37°C e mais de 40°C no Centro-Oeste, Tocantins, interior do Nordeste, além das regiões centro, oeste e norte de São Paulo e Minas Gerais. As capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina terão um domingo de sol e tempo seco, sem expectativa de chuva.
No entanto, algumas pancadas de chuva com raios poderão ocorrer à tarde e à noite no sul do Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Mato Grosso, e em estados da região Norte como Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Essas chuvas serão rápidas e não devem causar grandes transtornos para os eleitores.
No Sudeste, o sol predominará no domingo. Belo Horizonte e São Paulo terão um dia de sol e calor, com algumas nuvens. No Rio de Janeiro, o sol aparecerá durante a maior parte do dia, acompanhado de algumas nuvens. Vitória terá sol e nuvens, com pouca chance de chuva.
No Sul, uma nova frente fria avançará no domingo, aumentando a nebulosidade e as chances de pancadas de chuva, especialmente no oeste da região, próximo à fronteira com o Paraguai e Argentina. Nessas áreas, há risco de chuva moderada a forte. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o sol predominará durante o dia, mas o aumento de nuvens à tarde e à noite pode ocorrer, embora a chance de chuva seja baixa. A sensação de calor será mais forte do que no sábado.