metropoles.com

Eleições: 282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro nas urnas

Disputa presidencial tem sido refletida nas eleições de 2024, com candidatos em busca de votos com os nomes de Lula e Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte/Metrópoles
Montagem colorida mostra Lula e Bolsonaro separados por um X no meio
1 de 1 Montagem colorida mostra Lula e Bolsonaro separados por um X no meio - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

A Justiça Eleitoral permite que os candidatos usem apelidos e nomes pelos quais são conhecidos para concorrer nas eleições. Com isso, muitos postulantes adotaram nas eleições deste ano nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).

Um levantamento realizado pelo Metrópoles indica que 282 candidatos ao pleito de 2024 irão pegar carona em um dos dois polos da política atual. A análise utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerou aqueles que figuram com nome de urna incluindo os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.

Lula e Bolsonaro disputaram o Palácio do Planalto nas eleições de 2022, corrida eleitoral marcada pela polarização, o que foi refletido no percentual de votação. Segundo informações do próprio TSE, Lula venceu o segundo turno das eleições com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois então candidatos foi de 2,13 milhões.

Entre os 78 candidatos com nome de urna relacionado ao ex-presidente, somente cerca de 9% apresentam o sobrenome. Nesse grupo está Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que tenta mais um mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que disputa o cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).

Já entre os 194 candidatos que apresentarão “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% têm o nome na certidão de nascimento.

3 imagens
TSE
1 de 3

Bolsonaro também recebeu ofensas, mas processos foram arquivados pela Justiça

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 3

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
3 de 3

TSE

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela

Lula e Bolsonaro nos estados

São Paulo é o estado com o maior número de candidatos às eleições municipais que utilizam o nome de Bolsonaro para tentar se eleger, com 22 postulantes. Vale lembrar que na corrida pelo Palácio do Planalto em 2022 o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro conquistou 55,24% dos votos válidos na unidade da Federação, contra 44,76% de Lula.

Na outra ponta, a Bahia aparece como a unidade da Federação com o maior número de candidatos que usam o nome do atual presidente para angariar votos nas eleições deste ano, com 36 postulantes. Assim como ocorreu com Bolsonaro em São Paulo, Lula ganhou na Bahia, com 72,12% dos votos válidos, contra 27,88% de Bolsonaro.

Registro de candidatura

Os candidatos às eleições municipais deste ano tiveram até a última quinta-feira (15/8) para registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral.

O TSE permite que o candidato utilize como nome de urna o prenome; sobrenome; cognome; nome abreviado; apelido ou nome pelo qual é mais conhecido.

Ainda de acordo com a Corte Eleitoral, foram registradas 457 mil candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. Agora, os nomes apresentados serão analisados pela Justiça Eleitoral, que irá definir quem poderá aparecer na urna eletrônica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?