Eleições 2024: TSE atesta integridade do sistema eleitoral no 2º turno
Segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (27/10) em 51 municípios brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (26/10) a verificação de integridade e autenticação dos sistemas eleitorais instalados na Corte Eleitoral. Os dados foram apresentados pelo secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, Júlio Valente, e a verificação foi realizada pelo chefe de totalização, Alberto Cavalcanti.
O segundo turno das eleições municipais de 2024 ocorre neste domingo (27/10) em 51 municípios brasileiros.
A presença da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, chegou a ser ventilada, mas ela não foi à cerimônia. A magistrada chegou a passar pelo TSE nas primeiras horas deste sábado, mas embarcou para Belo Horizonte (MG), onde vai votar amanhã. Cármen estará de volta a Brasília (DF) no fim da manhã de domingo (27/10).
Marcaram presença representantes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal (PF), entre outras entidades fiscalizadoras do pleito.
O que foi verificado:
- Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot): conjunto de programas que tem como objetivo principal acompanhar os recebimentos e gerenciar as totalizações dos resultados das eleições a partir dos arquivos processados pelo Receptor de Arquivos de Urna;
- Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos): sistema responsável por receber os pacotes enviados pelo Transportador de Arquivos contendo os boletins de urna e encaminhá-los para totalização;
- Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos): sistema responsável por fornecer ao Transportador de Arquivos a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados da Justiça Eleitoral.
Na cerimônia, Valente explicou como funcionam a coleta de votos e a segurança do sistema. Além disso, Valente ressaltou que há vários momentos de oportunidade de fiscalização do processo eleitoral.
“No processo eleitoral de hoje, há 40 oportunidades de fiscalização”, declarou o secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE.
2º turno em 15 capitais
A Constituição estabelece que o segundo turno ocorra apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar. Neste ano, o pleito vai ser realizado em 51 cidades. Destas, serão 15 capitais. Dentre elas São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).