Eleições 2024: 10 prefeitos de capitais foram reeleitos em 1º turno
Com resultados do 1º turno de todas as 26 capitais do país definidos, 4 prefeitos não foram reeleitos: Belém, Fortaleza, Goiânia e Teresina
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 17 prefeitos candidatos à reeleição nas 26 capitais brasileiras, 10 tiveram sucesso e já foram reeleitos neste domingo (6/10), em primeiro turno. Um deles avançou para o segundo turno e outros três não conseguiram votos suficientes para a segunda rodada de votações (leia abaixo).
A vitória no primeiro turno acontece quando o candidato tem 50% mais um dos votos válidos, e não totais. Apenas os votos válidos são considerados para o resultado do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brancos e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa.
Foram reeleitos os seguintes prefeitos de capitais:
- Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória, Espírito Santo;
- João Campos (PSB) no Recife, Pernambuco;
- Bruno Reis (União Brasil) em Salvador, Bahia;
- João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Maceió, Alagoas;
- Eduardo Braide (PSD) em São Luís, Maranhão;
- Dr. Furlan (MDB) em Macapá, Amapá;
- Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista, Roraima;
- Tião Bocalom (PL) em Rio Branco, Acre;
- Topázio Neto (PSD) em Florianópolis, Santa Catarina.
2º turno
O atual prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP) vai disputar o segundo turno em 27 de outubro contra o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL). Cícero terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 49,16% dos votos válidos, e quase faturou a disputa, enquanto seu principal adversário teve 21,77%.
Também disputa o segundo turno o atual prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol). Nunes teve 29,48% dos votos e Boulos, 29,07%.
Por fim, o prefeito de Manaus (AM), David Almeida (Avante), disputa contra o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL). No primeiro turno, Almeida conquistou 32,16% dos votos válidos, e Alberto Neto recebeu 24,94%.
Não reeleitos
Quatro prefeitos não conseguiram avançar para o segundo turno em suas cidades e, com isso, não foram reeleitos. Eleitos em 2020, José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza (CE), e Edmilson Rodrigues (PSol), em Belém (PA), ficaram em terceiro lugar na disputa. Sarto teve 11,75% dos votos e Edmilson, 9,78%.
Também não conseguiu se eleger Rogério Cruz (Solidariedade), que foi eleito vice em 2020 em Goiânia e assumiu o mandato em 2021, após o falecimento do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), que morreu em decorrência da Covid. Na disputa deste ano, Rogério ficou em sexto lugar no primeiro turno, com 3,14% dos votos.
Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024
A quarta capital onde o prefeito não se reelegeu foi Teresina (PI). Na capital piauiense, o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), acabou a disputa em terceiro lugar. O vencedor da eleição foi Silvio Mendes (União), eleito no primeiro turno. Mendes já havia chefiado Teresina anteriormente, de 2005 a 2010.