metropoles.com

Zambelli posta retratação por associar Lula a morte de Celso Daniel

Deputada Carla Zambelli citou imunidade parlamentar antes de iniciar fala de retratação. TSE notificou parlamentar anteriormente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Zambelli sobre Celso Daniel
1 de 1 Zambelli sobre Celso Daniel - Foto: Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli (PL) publicou um vídeo nesta segunda-feira (27/10) se retratando por associar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel.

Antes de começar a fala, a deputada cita que tem imunidade parlamentar. “Fui notificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e venho esclarecer que Celso Daniel, sua morte, tortura e empalamento nada têm a ver com o ex-presidente Lula”, começa.

“Além disso, as outras sete mortes misteriosas que ocorreram também foram mortes que não têm nenhuma relação com Celso Daniel.”

Veja:

Em julho, Moraes proibiu bolsonaristas de associarem o assassinato a Lula. Ele afirmou que é de “conhecimento público e notório, o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel se trata de caso encerrado perante o Poder Judiciário, com os responsáveis devidamente processados e julgados, estando cumprindo pena. Também é fato conhecido e amplamente divulgado que o Ministério Público de São Paulo encerrou definitivamente as apurações, não havendo notícia do envolvimento do Partido dos Trabalhadores ou de seus membros”.

Caso Celso

Celso Daniel foi torturado e atingido com oito tiros. Ele havia acabado de assumir o segundo mandato como prefeito e estava na coordenação da campanha vitoriosa de Lula (PT) à Presidência da República. Após uma série de versões conflitantes, a Justiça entrou em um consenso, encerrou o caso e os responsáveis indicados nas investigações estão cumprindo pena.

Na época da morte de Celso Daniel, em fevereiro 2002, ano em que Lula se elegeu presidente, o pai de Mara Gabrilli, vice na chapa de Simone Tebet (MDB), tinha uma empresa de ônibus em Santo André. Em entrevistas, ela costuma culpar petistas pela morte do ex-prefeito.

Entenda o que se sabe sobre o sequestro e assassinato de Celso Daniel

Apesar da narrativa, na época do homicídio, a Polícia Civil de São Paulo concluiu que Celso Daniel foi vítima de “crime comum”. O Ministério Público paulista, no entanto, defendeu que a versão não se sustenta. Lula, vale ressaltar, nunca foi investigado pelo caso.

Após o primeiro turno, Zambelli compartilhou um vídeo em que a tucana culpa o petista pelo assassinato. O TSE determinou que Lula tivesse direito de resposta e concluiu que a deputada disseminou desinformação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?