metropoles.com

XP/Ipespe: Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro, 31%

Tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram um ponto para cima em relação à última pesquisa do instituto, no início de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg
Bolsonaro e Lula
1 de 1 Bolsonaro e Lula - Foto: Isac Nóbrega/PR e Deputado Rosemberg

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22/4) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela Presidência da República com 45% das intenções de voto. O petista é seguido pelo atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem a preferência de 31% do eleitorado.

Atrás da dupla está Ciro Gomes (PDT), com 8% das citações, e João Doria (PSDB), com 3%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) tem 2%, cada. Os demais candidatos – Felipe D’Ávila (Novo), Vera (PSTU) e Eymael (Democracia Cristã) – tiveram desempenho inferior a 1%.

Ao todo, 7% dos entrevistados disseram não ter candidato, que não iriam votar, ou votariam em branco ou nulo. Outros 2% afirmaram não saber em quem votarão para o Palácio do Planalto.

A pesquisa foi realizada de 18 a 20 de abril de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1 mil pessoas de 16 anos ou mais, por meio de ligações telefônicas, em todas as unidades da Federação. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05747/2022.

Os dados mostram uma estagnação dos percentuais de Lula e Bolsonaro, nomes favoritos entre os eleitores para a Presidência da República. No levantamento anterior do instituto, realizado no início deste mês, o petista tinha 44% das intenções de voto contra 30% do atual presidente. Ou seja, ambos oscilaram um ponto para cima nesse período.

Pesquisa espontânea

Na avaliação espontânea de intenção de votos, Lula aparece com 38% das citações e Bolsonaro com 28%. Na sequência, está Ciro Gomes com 4% do eleitorado. Doria, André Janones, Sérgio Moro e Simone Tebet aparecem atrás com 1%, cada.

A pesquisa espontânea considera a resposta do entrevistado em cenário em que não é lhe dado nenhuma alternativa para resposta. O objetivo é mensurar a lembrança do questionado sobre o tema Eleições. Já na pesquisa estimulada, o entrevistado recebe uma lista com nomes de candidatos, entre os quais escolhe uma das opções.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?