metropoles.com

WhatsApp suspende grupos de comunicação da campanha de Lula

No início da semana, a equipe do petista lançou o portal Lulaverso, que abrange WhatsApp, Telegram, Instagram, Twitter e TikTok

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O ex-presidente Lula com um microfone na mão fala ao público. Na foto ele usa camisa social branca e ao fundo, desfocadas, aparecem outras pessoas - Metrópoles
1 de 1 O ex-presidente Lula com um microfone na mão fala ao público. Na foto ele usa camisa social branca e ao fundo, desfocadas, aparecem outras pessoas - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Pelo menos quatro grupos criados no WhatsApp pela comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência em 2022, foram suspensos pela plataforma até a noite da última terça-feira (8/3).

A equipe havia lançado o portal Lulaverso no início desta semana para promover o pré-candidato do partido, com presença no WhatsApp, Telegram, Instagram, Twitter e TikTok. Essas páginas, no entanto, pararam de funcionar a partir das 19h02 de terça-feira. Até a noite dessa quinta (10/3), as contas seguiam suspensas.

Nesta sexta, a assessoria confirmou a suspensão e informou que as páginas voltaram a funcionar normalmente em todos os aplicativos.

“Todas as páginas, redes sociais e aplicativos do ex-presidente Lula – assim como as do PT – estão ativos e funcionando normalmente, inclusive a plataforma Lulaverso, lançada na última segunda-feira pela assessoria de comunicação do ex-presidente”, informou a assessoria do partido.

Assessoria nega robôs

A assessoria informou ainda que o Whatsapp, de fato, suspendeu o funcionamento de alguns números usados para conectar voluntários em torno da nova plataforma, mas negou a quebra de regras de aplicativo por parte dos números suspensos. “Foi uma reação automática do sistema WhatsApp diante do aumento no tráfego de mensagens”, destacou.

A assessoria negou que tenha quebrado regras do aplicativo. Além disso, afirmou que não houve o uso de robôs para fazer disparos em massa de mensagens, por exemplo. Essa prática foi utilizada pela campanha de Jair Bolsonaro em 2018 e passou a ser considerada crime eleitoral pela Justiça. O seu uso, segundo entendimento do Tribunal Suprerior Eleitoral (TSE), poderá acarretar a cassação do mandato do candidato que for beneficiado pelo esquema nas eleições.

 

3 imagens
Petista disse que é preciso dialogar, inclusive com políticos que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff em 2016.
1 de 3

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 3

Petista disse que é preciso dialogar, inclusive com políticos que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff em 2016.

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Fábio Vieira/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?