metropoles.com

Vídeo: entenda como é feito o cálculo para a eleição de deputados

Eleição para deputados federais e estaduais segue o sistema proporcional. Para Senado, governo e Presidência, vale o sistema majoritário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Fotografia de uma urna eletrônica - Metrópoles
1 de 1 Fotografia de uma urna eletrônica - Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Enquanto as eleições para presidente, governador e senador são majoritárias, o método de escolha para os cargos de deputado federal e estadual deve respeitar o sistema proporcional de votação, em que só o desempenho do candidato pode não ser o bastante para resultar em uma vitória na urna.

Isso porque as eleições proporcionais utilizam-se do método do quociente eleitoral. O cálculo, em síntese, leva em consideração o total de votos válidos dividido pelo número de vagas em disputa. O resultado da conta permitirá identificar o mínimo de votos que determinado partido necessita para eleger, pelo menos, um representante.

A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que corresponde a quantos deputados cada partido poderá eleger. O valor é calculado a partir da divisão do número total de votos da legenda no estado pelo quociente eleitoral.

Só então é possível identificar a dinâmica do preenchimento das cadeiras, que respeita a ordem dos mais votados, desde que os candidatos possuam, no mínimo, 10% do número de votos necessários para a eleição.

Havendo sobra de vagas, divide-se o número de votos válidos do partido ou da coligação, conforme o caso, pelo número de lugares obtidos mais um. Quem alcançar o maior resultado assume a cadeira restante.

Exemplo: suponhamos um município com quatro partidos (PK, PX, PY e PZ), sendo dois deles coligados (PK e PX), e nove vagas em disputa para o cargo de vereador. Foram contabilizados, ao todo, 2,7 mil votos válidos, dos quais 1,2 mil conferidos à mencionada coligação, 1,1 a PY e 400 a PZ. Após o processamento de todas as operações, observa-se que a coligação PK/PX e o partido PY fariam quatro vereadores cada e o partido PZ, um.

Entenda:

(Com informações do TSE)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?