Vídeo: Bolsonaro usa meme “Bora, Bill” para pedir votos a nordestinos
A peça é mais uma investida da campanha para tentar aumentar a aceitação do presidente nos estados do Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma inserção divulgada nas redes sociais, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), pediu votos aos nordestinos usando o meme “Bora, Bill”.
“Você sabia que a primeira-dama é filha de um nordestino? De um cearense ‘cabra da peste’? Nesse próximo domingo, você, ‘filho do Bill’, ‘tio do Bill’, você, ‘cabra da peste’. Eu peço, no próximo dia 30, vote 22 vote Bolsonaro [para] presidente”, disse Bolsonaro no vídeo.
A peça é mais uma investida da campanha para tentar aumentar a aceitação de Bolsonaro nos estados do Nordeste. Desde o primeiro turno, o principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem liderado nas intenções de voto na região.
Dados da segunda pesquisa Datafolha depois do primeiro turno, divulgados na noite de sexta-feira (14/10), apontam que o petista segue na liderança, com 68%. Já Bolsonaro (PL) soma 27%.
Xenofobia
Após o ex-presidente obter mais votos do que o atual presidente em todos os estados do Nordeste no 1° turno das eleições presidenciais, realizado no domingo (2/10), perfis bolsonaristas passaram a atacar com ofensas preconceituosas os eleitores da região nas redes sociais.
O próprio presidente afirmou que a taxa de analfabetismo no Nordeste é grande porque o Partido dos Trabalhadores (PT), legenda de Lula “governa a região há 20 anos”. Após a má repercussão, Bolsonaro voltou a atrás e pediu que apoiadores não se manifestem contra os estados.
“Desconheço críticas [ao Nordeste]. Se alguém estiver fazendo essas críticas aí está completamente equivocado. O Brasil é um só país”, exclamou Bolsonaro, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
“Bora Bill”
Nos últimos dias, o meme tomou a internet. Em um pequeno vídeo, um homem filma outro enquanto joga bola e grita: “Bora, Bill”. Além disso, sempre que vai se referir a algo do colega ou algum familiar, cita seu nome, como “mulher do Bill” e “filho do Bill”.
Bill é um cearense, que mora no interior do Ceará, no distrito de Betânia, no munícipio de Croatá, a 273 quilômetros da capital Fortaleza. Ele tem 40 anos, é porteiro e é técnico amador no Andrade Esporte e no Red Bill. No vídeo, o treinador é irritado por um torcedor.
Veja: