Vídeo: Bolsonaro diz que já avisou parentes sobre possível operação
Presidente disse ter ligado para familiares alertando sobre busca e apreensão na casa deles no âmbito de investigações sobre imóveis
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse ter ligado para familiares do Vale do Ribeira alertando sobre uma possível operação de busca e apreensão na casa deles no contexto de investigações sobre compra de imóveis com dinheiro vivo. A afirmação foi feita em live nessa quinta-feira (8/9), sem que o mandatário deixasse claro se era uma suposição ou informação antecipada.
“Já liguei para os meus irmãos, os meus parentes. Cuidado que vão fazer uma busca e apreensão na casa de vocês. Já estou avisando. Vão fazer busca e apreensão na casa de vocês daqui a poucos dias para ter aquele escândalo na mídia”, afirmou.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Desde a década de 1990 até hoje, 107 imóveis foram negociados pelo presidente e por cinco irmãos, três filhos, a mãe e duas ex-mulheres do mandatário. O uso de dinheiro vivo ocorreu em pelo menos 51 transações, segundo informações levantadas pelo site Uol e reiteradas por declarações dos familiares de Bolsonaro.
Embora a compra de bens utilizando dinheiro vivo esteja em conformidade com a lei, a Justiça e a polícia consideram que essa modalidade pode apontar indícios de ilegalidade quando os valores são muito altos.
No caso dos parentes de Bolsonaro, hoje candidato à reeleição, as aquisições “em moeda corrente nacional” totalizaram R$ 13,5 milhões. Atualmente, com a correção do IPCA, a quantia chega a R$ 25,6 milhões.
O mandatário tem sustentado que não há problema na compra de imóveis com dinheiro vivo.
Em entrevista à Jovem Pan na última terça-feira (6/9), Bolsonaro já havia citado essa possibilidade.
“Só falta essa semana, semana que vem, fazerem busca e apreensão na casa desses parentes meus no Vale do Ribeira. Eu acho que, tenho quase certeza, que vão fazer buscas e apreensão na casa de parentes meus para dar aquele: ‘Olha, a família de corruptos’”, afirmou.