Urnas eletrônicas substituídas no país já são 2.630, informa o TSE
Número representa 0,49% do total de urnas eletrônicas em funcionamento. Há 64,9 mil urnas de reserva para esse tipo de substituição
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na tarde deste domingo (30/10), o terceiro boletim do dia com dados nacionais sobre urnas eletrônicas substituídas devido a problemas de funcionamento neste segundo turno das eleições.
Essa terceira parcial indica que 2.630 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas por equipamentos que ficam de reserva nos locais de votação.
O número representa 0,49% do total de urnas em funcionamento, que são pouco mais de 472 mil. O número de urnas de contingência é 64.918 mil e ainda há cédulas de papel e urnas de lona para o caso de necessidade – o que não foi registrado até agora em nenhuma seção.
Troca de urnas eletrônicas
A troca de urnas é um procedimento habitual nas eleições em casos de problemas de funcionamento ou mesmo de tentativas de sabotagem por parte de eleitores, como colar as teclas.
Caso o problema que provocou a troca ocorra após o início da votação, os votos já computados não são perdidos, mas transferidos para a urna substituta.
A votação neste segundo turno começou às 8h e segue até 17h, no horário de Brasília.