metropoles.com

União Brasil libera partido para apoiar Bolsonaro ou Lula no 2° turno

A maior parte dos filiados tende a apoiar o atual presidente da República. Alguns já declararam voto antes mesmo da decisão formal da sigla

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luciano Bivar, União Brasil
1 de 1 Luciano Bivar, União Brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em posição de neutralidade, o União Brasil liberou, nesta quarta-feira (5/10), a bancada para votar em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. O anúncio foi feito nas redes oficiais do partido, em carta assinada pelo presidente, Luciano Bivar.

A maior parte dos filiados tende a apoiar o atual presidente. Alguns já até declararam o voto em Bolsonaro, mesmo antes da decisão formal do partido. Foi o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do senador eleito, Sérgio Moro; e do deputado Capitão Wagner. Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso e Acre também aderiam à campanha de Bolsonaro.

“[…] Em um partido tão grande é natural que haja posições divergentes. Por isso, em respeito à democracia intrapartidária, a direção nacional do União Brasil decide liberar seus diretórios e filiados para que sigam seus próprios caminhos, com responsabilidade, no segundo turno das eleições presidenciais e estaduais”, escreveu Bivar.

Bahia

Mesmo com peso bolsonarista, a neutralidade é uma resposta, em grande parte, à pressão imposta sobre o candidato do União ACM Neto, que disputa o segundo turno pelo governo da Bahia, onde Lula recebeu 49,73% dos votos (contra 24,31% de Bolsonaro).

Também há, no partido, filiados mais alinhados a Lula, como, por exemplo, Henrique Meirelles, que declarou apoio ao petista no primeiro turno.

Outros, como a quinta colocada na disputa à Presidência no primeiro turno, Soraya Thronicke, optaram pela neutralidade e devem votar nulo. “Nenhum desses bandidos merece o meu apoio”, publicou a política.

Nesta quinta-feira (6/10), políticos do União Brasil, entre eles Ronaldo Caiado, irão se encontrar com o candidato Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada para anúncio oficial de apoio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?