metropoles.com

TSE trabalha para que filas sejam resolvidas no 2º turno, diz Moraes

Presidente do TSE reiterou “total segurança, transparência e auditabilidade das urnas eletrônicas” em 1ª sessão depois do primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TSE/Reprodução
alexandre de moraes presidente do tse
1 de 1 alexandre de moraes presidente do tse - Foto: TSE/Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse nesta terça-feira (4/10) que a Justiça Eleitoral “já está planilhando e tomando todas as medidas necessárias para que as filas que ocorreram em algumas seções eleitorais não voltem a ocorrer” no segundo turno, em 30 de outubro. A fala foi feita na abertura da primeira sessão plenária do TSE realizada depois do primeiro turno.

“Isso será realizado para que o eleitor tenha uma votação mais confortável. O problema está sendo equacionado, até porque no segundo turno se vota em alguns estados apenas um voto; e em outros, dois”, explicou Moraes.

O magistrado também ressaltou a quantidade de parlamentares mulheres e negros eleitos. “Ainda muito aquém do que esperamos, mas houve aumento”. “As medidas tomadas pelo TSE e referendadas pelo Supremo Tribunal Federal em relação a candidaturas de mulheres e candidaturas negras vêm dando certo no sentido de incentivar essas candidaturas”, apontou.

Moraes aproveitou a ocasião para reforçar a confiança no sistema eleitoral brasileiro. Elogiou o aplicativo e-Titulo, citando um eleitor que conseguiu justificar sua ausência da Antártida, e elogiou as urnas eletrônicas: “Não há no mundo uma eleição tão segura, tão confiável, tão auditável e com apuração tão rápida como as eleições brasileiras”, pontuou.

De acordo com o TSE, nove estados e o Distrito Federal concluíram a votação após as 17h no domingo (2/10) devido às filas. No dia do primeiro turno, o presidente da Corte afirmou que a maior demora “não fugiu da normalidade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?