metropoles.com

TSE rejeita pedido de Pablo Marçal para participar de debate na Band

Candidatura de Marçal foi removida pelo Pros, que preferiu formalizar apoio ao ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
pablo marçal advogados
1 de 1 pablo marçal advogados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri recusou o pedido apresentado por Pablo Marçal (Pros) para participar do primeiro debate entre presidenciáveis, neste domingo (28/8), na Band. A candidatura do coach chegou a ser solicitada ao TSE, mas foi removida pelo partido, que formalizou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A dissidência partidária ocorrida no Pros e a existência de reuniões partidárias ainda válidas, e que deliberaram pela revogação de sua candidatura, enfraquecem a plausibilidade jurídica de sua pretensão de participação no debate que se avizinha”, argumentou a ministra.

O debate será realizado pela TV Bandeirantes, em parceria com o UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura. Seis candidatos foram convidados: Lula, Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo). Os dois líderes nas pesquisas ainda não confirmaram presença no evento.

Em decisão unânime, a direção executiva nacional do Pros decidiu retirar a candidatura de Marçal para apoiar o petista. A reviravolta decorre de disputa interna pelo comando da legenda com repercussão no Judiciário, que emitiu decisões que promoveram alternância no poder do partido.

A mais recente, do ministro Ricardo Lewandowski, concedeu a direção da sigla a Eurípedes de Júnior, que é contra a candidatura de Marçal e apoiador de Lula. A decisão foi avalizada pelo pleno do TSE.

Antes, o comando estava nas mãos de Marcus Holanda, principal responsável por bancar a candidatura do coach ao pleito eleitoral. A votação que colocou Holanda frente à liderança do partido é contestada judicialmente por Eurípedes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?