metropoles.com

TSE manda Twitter excluir posts que ligam Lula a Suzane Von Richthofen

As montagens mostram uma mulher de roupa vermelha ao lado do ex-presidente. A pessoa é, na verdade, a influenciadora Patrícia Lélis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
lula – pt
1 de 1 lula – pt - Foto: null

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de diversas publicações que circulam no Twitter associando o ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Suzane Von Richthofen, condenada pelo assassinato dos pais.

A decisão saiu nesta segunda-feira (5/9) após representação ajuizada pela Coligação Brasil da Esperança. Os alvos são montagens que colocam o rosto de Suzane no corpo de uma mulher vestida de vermelho ao lado do ex-presidente. Agências de checagem já esclareceram que a pessoa da imagem é, na verdade, a influenciadora Patrícia Lélis.

No pedido, a defesa destaca que as postagens fizeram as buscas pelos termos “Suzane Von Richthofen e Lula” aumentarem mais de 120% na internet.

Bucchianeri considerou que as publicações têm o “deliberado propósito de induzir o eleitor a erro e de desconstruir a imagem de determinada candidatura a partir de conteúdo indubitavelmente mentiroso”.

Ela ainda reforçou que a decisão é uma forma de assegurar  “mínima higidez do ambiente informativo, em cujo contexto o cidadão deve formar sua escolha”.

A decisão também determina que a rede social forneça os dados de acesso, registro e endereço de IP dos autores para identificar os responsáveis.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Desinformação sobre igrejas

Ainda nesta segunda, o TSE mandou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) apagar de suas redes sociais em até 24 horas publicações em que o político acusa Lula e o PT de apoiarem invasões de igrejas e perseguição a cristãos.

A decisão, assinada pela ministra Cármen Lúcia, ainda estipula uma multa diária de R$ 50 mil caso o deputado faça novas postagens com conteúdo falso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?