metropoles.com

TSE manda remover campanha de Lula sobre violência contra a mulher

Ministra Cármen Lúcia deferiu pedido para remoção de conteúdo que liga Bolsonaro ao aumento dos casos de estupro e violência de gênero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
STF Ministra do STF, Camen Lucia, em votação do habeas corpus de Lula. Ela fala diante de um computador e microfones, cercada de livros - Metrópoles
1 de 1 STF Ministra do STF, Camen Lucia, em votação do habeas corpus de Lula. Ela fala diante de um computador e microfones, cercada de livros - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de um vídeo da campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no qual ele associa o governo do adversário, Jair Bolsonaro (PL), ao aumento dos casos de violência contra a mulher.

Na decisão, publicada nesta sexta-feira (21/10), a ministra atendeu um pedido da coligação de Bolsonaro sob o argumento de que a peça publicitária configura propaganda eleitoral negativa.

“Tem-se que o vídeo publicado no YouTube, por impulsionamento, veicula conteúdo negativo, pois tece críticas desabonadoras ao atual presidente da República, candidato à reeleição”, diz o documento.

Ao deferir o pedido, a ministra dá prazo de 24h para que o YouTube apague o vídeo do perfil do ex-presidente.

Pedido da coligação

Na ação, a campanha de Jair Bolsonaro justifica que a “propaganda questionada, sob qualquer ângulo de análise, está eivada de fortes irregularidades, seja porque possui claro caráter ofensivo e evidentemente negativo – sendo vedado o respectivo impulsionamento pela legislação eleitoral”.

O material vetado mostra títulos de reportagens de veículos de comunicação e imagens de mulheres como pano de fundo para a narração de que “a violência contra mulher aumenta no Brasil por descaso do governo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?