metropoles.com

TSE: eleitores sem biometria poderão votar nas próximas eleições

Cancelamento do título de quem não fez a revisão biométrica devido à pandemia de Covid-19 permanece temporariamente suspenso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil
BIOMETRIA
1 de 1 BIOMETRIA - Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Eleitores que não regularizaram a biometria poderão votar nas eleições de outubro de 2022. É o que decidiu, por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que nesta terça-feira (19/4) aprovou a prorrogação da resolução que suspendeu temporariamente o cancelamento do título daquele eleitor que não fez a revisão biométrica devido à pandemia de Covid-19. As informações são de O Globo.

A prorrogação aconteceu na resolução editada pelo TSE em março de 2020, quando a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) estabeleceu a suspensão, por tempo indeterminado, dos prazos relativos à identificação de duplicidade de inscrições de eleitores em razão da alteração do atendimento nos cartórios eleitorais.

Segundo o TSE, a medida alcançou milhões de eleitores de 17 estados que não participaram das revisões biométricas, mas puderam votar normalmente nas eleições municipais de 2020.

Na sessão desta terça, o relator da instrução, ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE, citou a preocupação manifestada pelos Tribunais Regionais Eleitorais a respeito dos cancelamentos das inscrições pelos problemas com a biometria.

De acordo com o magistrado, a “suspensão dos efeitos dos cancelamentos é medida que tem todo o merecimento para ser acolhida”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?