metropoles.com

TSE determina que Damares pague R$ 5 mil a Lula por publicar fake news

Vídeo compartilhado pela ex-ministra e candidata ao Senado tenta associar cartilha a uso de drogas por adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Damares Alves
1 de 1 Damares Alves - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH) e candidata ao Senado pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) pague multa por notícias falsas publicadas a respeito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A candidata publicou, em 2 de agosto, vídeo com o título “Cartilha do Governo Lula ensina jovens a usar crack”. Com a decisão do TSE, Damares terá que pagar multa de R$ 5 mil ao petista por propaganda eleitoral antecipada negativa.

“Nota-se que o material impugnado apresenta uma nítida descontextualização do conteúdo da cartilha, disseminando desinformação dentro de um contexto indissociável de disputa a pleito vindouro”, argumenta Sanseverino.

De acordo com a ação apresentada pela coligação Brasil da Esperança, da qual Lula faz parte, a cartilha mencionada pela ex-ministra “não trazia orientações destinadas a incentivar o uso de drogas, mas, sim, medidas voltadas a reduzir danos à saúde de pessoas que não querem ou não conseguem deixar de usá-las”. A

publicação foi mencionada por Damares em outras duas ocasiões. Em 18 de agosto, o TSE já havia recomendado a exclusão do material. Agora, a nova decisão define também a multa a ser paga.

“O vídeo publicado, em perfis de rede social da representada, revela esforço antecipado no sentido de difamar a honra e a imagem de pretenso candidato, a fim de atingir e influenciar eleitores. Tal publicação ilícita conduz reflexos negativos na esfera jurídica do pré-candidato, constituindo pedido de não voto, o que caracterizou propaganda eleitoral antecipada negativa”, afirma o ministro.

Ao Metrópoles, a assessoria jurídica da candidata Damares Alves informou que entrará com recurso no pleno do TSE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?