TSE autoriza partidos a receberem doações via Pix nas eleições
Corte analisou questionamento feito pelo PSD nesta terça-feira (31/5). Transações serão autorizadas apenas por CPF
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu, nesta terça-feira (31/5), questionamentos enviados pelo Partido Social Democrático (PSD) sobre a utilização do Pix durante as eleições de 2022.
O plenário da Corte decidiu, por unanimidade, que o tipo de transação poderá ser utilizado por pessoas físicas que quiserem contribuir com as campanhas eleitorais. Só poderão ser usadas chaves de Pix com CPF, para verificação posterior.
A sigla fez três questionamentos: 1) se seria possível que as doações de pessoas físicas fossem direcionadas para doações de campanha; 2) se é autorizado que o partido utiliza a ferramenta para pagamentos de contas de outros recursos e fundo partidário mesmo fora do período eleitoral e; 3) se a venda de convites para eventos, para arrecadação de verba em conta de campanha fora do período eleitoral seria permitida via Pix.
O TSE respondeu todas as perguntas de maneira afirmativa. O relator, ministro Sérgio Banhos, argumentou que a modalidade é compatível com o regime de financiamento de partidos e de campanha.
“Por essa razão, não há qualquer óbice para a utilização dessa operação bancária com o objetivo de recebimento de recursos, seja para pagamentos de despesas, seja pelas agremiações ou pelas campanhas eleitorais, desde que observadas as demais regras de financiamento e contabilidade do partido, notadamente as alusivas a fontes vedadas”, afirmou.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.