metropoles.com

TSE atende pedido de Lula e suspende direitos de resposta de Bolsonaro

Bolsonaro perde o direito de exibir oito inserções durante o horário concedido a Lula, além de 2min8seg na propaganda do bloco adversário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
Arte mostra desenhos dos candidatos à presidência Lula e Bolsonaro sob as cores, respectivamente, vermelho e azul - Metrópoles
1 de 1 Arte mostra desenhos dos candidatos à presidência Lula e Bolsonaro sob as cores, respectivamente, vermelho e azul - Metrópoles - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

A ministra Maria Claudia Bucchianeri atendeu a um pedido feito pela campadnha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (21/10), para suspender oito inserções como direito de resposta concedido ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Os recursos foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em meio a uma disputa das campanhas sobre o tema.

Além das oito inserções que tomariam tempo da campanha de Lula, a ministra suspendeu a possibilidade de Bolsonaro usar 2 minutos e 8 segundos durante a propaganda do bloco adversário.

Na noite de quinta (20/10), a magistrada do TSE tinha voltado atrás na decisão que concedeu direito de resposta a Lula em 164 inserções de 30 segundos na propaganda de Bolsonaro. Com a ação mais recente, os advogados do petista conseguiram garantir determinação similar a favor da campanha.

“Trata-se de recurso eleitoral, com pedido de efeito suspensivo, interposto pela Coligação Brasil da Esperança e por Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que concedeu direito de resposta em inserções televisivas no horário eleitoral gratuito. Concedo, excepcionalmente, eficácia suspensiva ao recurso, até respectiva análise colegiada”, argumentou a ministra, horas após o pedido apresentado pelo petista.

A defesa de Lula argumentou que as inserções teriam de ser suspensas para dar direitos iguais ao postulantes à Presidência da República:

“Por todo exposto, a Coligação Brasil da Esperança e o candidato Luiz Inácio Lula da Silva requerem a concessão do efeito suspensivo ao presente recurso, de modo a garantir a paridade de armas entre os candidatos à Presidência da República”, diz o documento enviado à Corte Eleitoral por Cristiano Zanin, Eugênio Aragão e Ângelo Ferraro, advogados do petista.

Veja a decisão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?