metropoles.com

TSE atende Forças Armadas e testará biometria no dia das eleições

O TSE aprovou, por unanimidade, resolução sobre teste de integridade com biometria, em outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
urna eletrônica
1 de 1 urna eletrônica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, leu a resolução que define como será feito o projeto-piloto dos testes de biometria nas urnas eletrônicas, em outubro deste ano. O projeto atende a uma demanda das Forças Armadas para que, durante o teste de integridade, se verifique a lisura da biometria.

O tema é tratado como um ponto de pacificação na relação entre TSE e Ministério da Defesa.

Em reunião, realizada no fim de agosto, entre Moraes e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, ficou acertado que o TSE avaliaria a possibilidade. Nesta terça-feira (13/9), a decisão se concretizou.

O TSE aprovou, por unanimidade, a resolução que prevê o teste de integridade com biometria com percentual variando entre 5 e 10% das 600 urnas que passam pelo teste. Assim, os equipamentos testados devem variar entre 32 e 64 urnas.

As urnas usadas para o projeto-piloto estarão instaladas em seções eleitorais em, no mínimo, 5 capitais e no Distrito Federal. Os eleitores não serão obrigados a participar. Algumas pessoas serão convidadas e podem recusar, caso queiram.

“O TSE realizará, no âmbito das eleições, projeto-piloto com biometria com eleitores voluntários. Após votar, eleitores e eleitoras serão convidados a participar em um lugar à parte, a fim de testar o sistema”, explicou Alexandre de Moraes durante a sessão.

Ao votar, a ministra Cármen Lúcia lembrou que esse é mais um passo de aperfeiçoamento das urnas. “Novidades teremos em todas as eleições. Isso faz parte da sequência histórica para a transparência e segurança do voto”, analisou a ministra do TSE.

O teste de integridade das urnas é feito feita nos locais indicados pelos tribunais regionais eleitorais, em equipamentos que são previamente retirados das seções de votação após sorteio ou escolha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?