metropoles.com

TSE assina acordo com Twitch para combater desinformação nas eleições

Empresa de streaming vai colaborar com o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação nas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/ Especial Metrópoles
mão segura celular aberto no aplicativo do e-titulo desfocado e ao fundo a logo eleições 2022
1 de 1 mão segura celular aberto no aplicativo do e-titulo desfocado e ao fundo a logo eleições 2022 - Foto: Deiviane Linhares/ Especial Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Twitch, serviço de streaming de vídeos ao vivo, assinaram um acordo de cooperação para combater a disseminação de conteúdos falsos ou fora de contexto associados às eleições. A empresa passa a colaborar com o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no contexto das Eleições 2022.

O acordo é sem custos e tem vigência até 31 de dezembro de 2022. Para isso, o Twitch se compromete a criar um canal de denúncias de violações de regras e políticas, bem como coibir o uso por pessoas que tenham o objetivo claro de espalhar desinformação.

Conforme o documento assinado, o Twitch também se compromete a agir rapidamente para avaliar as eventuais denúncias recebidas. A Corte Eleitoral e o serviço de streaming concordam em manter aberto um canal de diálogo, indicando pontos focais de ambas as partes para a coordenação de iniciativas.

Reuniões periódicas para o planejamento e execução de ações previstas no termo do acordo também serão realizadas.

Mais parcerias

O Twitch é o 155º parceiro do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O grupo que atua contra a desinformação é formado pelas principais redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros.

Criada em agosto de 2019, a iniciativa reuniu, inicialmente, 48 parcerias que foram aumentando ao longo dos quase três anos de vigência. Em agosto de 2021, o programa se tornou uma ação permanente do TSE.

Os integrantes do grupo dividem com a Justiça Eleitoral as seguintes atribuições: monitorar a desinformação, combatendo a desinformação com informação correta sobre a questão abordada; ampliar o alcance de informações verdadeiras e de qualidade sobre o processo eleitoral; e capacitar a sociedade para que saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?