TRE-SP suspende propaganda que associa Tarcísio a bispo que chutou santa
No vídeo, compartilhado pela campanha de Haddad, ex-bispo da Igreja Universal chuta imagem de Nossa Senhora Aparecida
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu a veiculação de propaganda eleitoral que associa o candidato a governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) a um ex-bispo da Igreja Universal que chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O vídeo foi compartilhado pela campanha do candidato petista Fernando Haddad nessa quarta-feira (12/10), dia de Nossa Senhora Aparecida.
O chute ocorreu durante um programa da TV Record, em 1995. A emissora pertence ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e que também comanda o Republicanos, partido de Tarcísio de Freitas.
“Por sinal, do vídeo exibido pelos réus, ao menos em princípio, depreendo haver associação indevida desse interessado a pessoa condenada por prática de discriminação religiosa (fato, aliás, ocorrido há mais de duas décadas). Ainda, à primeira vista, vejo presente ter essa publicação potencialidade para induzir o eleitorado em erro em relação a posicionamento desse interessado no tocante à liberdade de crença”, escreveu o juiz José Antonio Encinas Manfré.
Além da imediata suspensão da divulgação da propaganda, o TRE-SP determinou multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento.