TRE-MT manda apagar vídeo de prefeito que prometeu rifa de picape
Carlos Alberto Capeletti diz que fará rifa se o município ficar entre os locais com maior percentual de votos em Bolsonaro em Mato Grosso
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso determinou a remoção de um vídeo em que o prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti (PSD), promete rifar uma picape 0 km caso o município fique entre os locais com maior percentual de votos no presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado.
Na medida, o juiz Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza declara que a ação se configura como prática ilegal de propaganda eleitoral.
No vídeo publicado pelo prefeito, ele pede que os eleitores de Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e aqueles que não forem votar participem do segundo turno e votem no presidente Bolsonaro. O candidato à reeleição recebeu no primeiro turno 4.751 votos, ou 73,05% do total dos votos válidos no município de Tapurah.
“Então, eu quero propor aqui ao eleitor de Tapurah, para sermos o município que mais terá o índice percentual a Bolsonaro. Farei uma rifa de uma picape Strada, 0 km, se nós atingirmos o primeiro lugar no estado em percentual em prol do Bolsonaro, certo?”, declarou Capeletti.
Para realizar a rifa, Capeletti pede que os eleitores coloquem os comprovantes de votação em uma urna para que seja realizado o sorteio por um morador da região.
Na decisão, o juiz declara que o vídeo em questão se configura como “prática ilegal de propaganda eleitoral”, por “oferecimento de vantagem a eleitores, consistente em entrega de prêmio por intermédio de sorteio”.
A decisão desse domingo (9/10) determina a remoção do vídeo dos canais digitais e o cancelamento de qualquer sorteio referente ao percentual de votos dos eleitores do município do presidente Bolsonaro. Caso a decisão seja descumprida o prefeito deverá pagar uma multa de R$ 100 mil.
O Metrópoles entrou em contato com a prefeitura de Tapurah, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.