Terceira via discute critérios de chapa e acena a Ciro: “Quem sabe?”
PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil estiveram reunidos nesta terça para dar andamento à construção de chapa única para eleição presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
Dirigentes de partidos que buscam uma candidatura da chamada terceira via estiveram reunidos nesta terça-feira (26/4) para definir os critérios e peso de cada legenda na construção de um eventual nome de consenso entre União Brasil, PSDB, Cidadania e MDB para a Presidência da República.
Após o encontro, os presidentes partidários também admitiram a possibilidade de intensificar as conversas com Ciro Gomes (PDT), que é o nome do PDT para o Palácio do Planalto.
“Nunca perdemos o diálogo com Ciro. Desde o começo, está firme essa ideia, e estamos abertos para discuti-la com qualquer partido. Vamos aguardar, quem sabe?”, defendeu o presidente do Cidadania, Roberto Freire.
Segundo o cacique, o pedetista não pode ser ignorado diante do baixo desempenho dos candidatos alternativos a Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais. “Não podemos vetar ninguém, e em todos os momentos que reunimos, acenamos para todo e qualquer partido que desejasse. Não há veto a nenhum dos candidatos e a nenhum partido político”, enfatizou.
O presidente do MDB, Baleia Rossi, reafirmou o compromisso de que, em 18 de maio, todos os partidos do “centro democrático” apresentarão o nome de consenso da terceira via. “O dever de casa de cada partido vai ser discutir com suas lideranças quais são os critérios que serão trazidos como minimamente consensuais para a próxima reunião. Aqui somos partidos absolutamente democráticos, quando você ouve as bases, compartilha uma decisão e traz mais atores para discutir esses critérios, você terá uma decisão melhor”, ponderou.
“Depois de uma longa discussão, reafirmamos a vontade e definimos que a data do dia 18 de maio está mantida para que a gente possa fazer todos os exercícios de diálogo às nossas bases partidárias”, ressaltou o emedebista. A expectativa é de que as legendas voltem a se reunir na próxima semana.
“Teremos um nova rodada de conversas na semana que vem, com o quadro mais claro do que cada partido pensa e o que cada um apresentará na próxima semana para buscarmos a nossa unidade”, acrescentou.
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que não há ainda uma unidade sobre uma eventual chapa única. “Não há consenso sobre isso, ficamos de voltar aos nossos partidos para amadurecermos esses critérios, e esperamos que na semana que vem tenhamos avançado sobre essa decisão. Independentemente dessas reuniões, estamos em um canal aberto de conversação, de diálogo e de construção”, defendeu o tucano.
A reunião desta tarde ocorreu na sede do MDB no Distrito Federal. Estiveram presentes os presidentes do MDB, Baleia Rossi (SP); do PSDB, Bruno Araújo; do Cidadania, Roberto Freire; e o representante do União Brasil Antonio Rueda, além do líder do UB na Câmara, Elmar Nascimento (BA).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.