metropoles.com

Tebet diz ser “necessário” incluir Ciro em conversas sobre chapa única

Candidata do MDB defendeu a inclusão do nome do PDT para o Palácio do Planalto nas definições sobre nomes de consenso da terceira via

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
simone tebet
1 de 1 simone tebet - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A pré-candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB), afirmou, nesta segunda-feira (25/4), que está disposta a incluir Ciro Gomes (PDT), também candidato ao Palácio do Planalto, nas conversas pela construção de uma chapa única para a chamada terceira via – alternativa aos nomes de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A fala ocorreu em entrevista da senadora à RedeTV.

Durante sua participação na sabatina, Ciro foi o único presidenciável que Tebet poupou das críticas. A candidata disse, inclusive, ser “necessário” chamar o pedetista para as discussões que envolvem a criação de nomes de consenso entre o eleitorado.

“Não só é possível, como necessário. Acho Ciro Gomes um grande quadro, que tem a coragem de falar aquilo que pensa. Ele tem a grandeza de dizer e falar o que está em risco no Brasil. Ele explica e explica corretamente que PT e Bolsonaro são dois lados da mesma moedas e eles foram responsáveis por uma década perdida”, defendeu a parlamentar.

Em contrapartida, Tebet não poupou Lula e Bolsonaro das críticas. Para a emedebista, o liberal “testa a democracia”. “A democracia está sendo testada dia a dia pelo atual presidente da República, que estica essa corda, que instiga, provoca e fragiliza as instituições democráticas. Não é pouca coisa”, disse em alusão a Bolsonaro. Ao falar de Lula, o classificou como uma “incógnita”.

“Não sabemos que PT é esse e que Lula está vindo aí. É um Lula que acabou de sair de uma prisão, que se sente mártir de um processo político, que começa a radicalizar nas ideias. Que PT é esse e que Lula é esse que está vindo aí?”, indagou a senadora.

Sobre essa eventual chapa única da terceira via, a emedebista prometeu nomes “liberais na economia e progressistas na pauta de costumes”. “O que nos une é muito maior do que as nossas pequenas diferenças”, enfatizou.

“Esses partidos não estão unidos à toa. Há consciência e convicção de que a democracia brasileira merece nomes alternativos e alternativas viáveis. Segundo, há um consenso de que essa frente democrática tem uma responsabilidade muito grande com o Brasil: acabar com essa polarização ideológica, pacificar o Brasil e defender, acima de tudo, os valores das instituições democráticas”, prosseguiu a senadora.

6 imagens
Lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro)
Evento da lançamento da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência
Tebet e o presidente do MDB, Baleia Rossi
A senadora Simone Tebet (MDB-MS)
Simone Tebet é pré-candidata do MDB à Presidência da República
1 de 6

Simone Tebet

Orlando Brito
2 de 6

Lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Evento da lançamento da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência

4 de 6

Tebet e o presidente do MDB, Baleia Rossi

5 de 6

A senadora Simone Tebet (MDB-MS)

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Simone Tebet é pré-candidata do MDB à Presidência da República

Igo Estrela/Metrópoles

“MDB raiz”

A senadora também foi questionada sobre a falta de consenso dentro do próprio partido sobre seu nome, e prometeu representar o “MDB raiz”. “Eu pertenço ao maior partido do Brasil, o partido que tem o maior número de prefeitos, vice-prefeitos, de vereadores e vereadoras, que tem mais de 2 milhões de filiados”, disse.

“O MDB que eu represento é aquele MDB raiz de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Mario Covas. Hoje o MDB se reiventa. O MDB que era aquele gigante adormecido, resolveu acordar diante das dificuldades e dos problemas graves que o Brasil está passando. Não tenho dúvidas de que hoje não temos unanimidade do partido, mas que chegaremos na convenção com essa unanimidade”, completou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?