Tebet cobra MDB sobre apoio no 2º turno: “Tenho lado e vou me pronunciar”
Candidata do MDB ao Palácio do Planalto comemorou o maior desempenho da sigla em uma eleição presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
A candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, se pronunciou, neste domingo (2/10), após a derrota no primeiro turno das eleições deste ano. Na ocasião, a emedebista comemorou o feito de ter sido a presidenciável do partido com melhor desempenho nas urnas. A senadora somava 4,2% dos votos para presidente, um total de mais de 4,9 milhões de eleitores.
Tebet também aproveitou a oportunidade para cobrar posicionamento dos presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, sobre quem a chapa irá apoiar no segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). “Não esperem de mim omissão. Eu tenho lado e vou me pronunciar. Este não é qualquer momento no Brasil”, enfatizou.
“Há muito o que refletir e jamais nos omitir. Como política partidária, respeito o processo eleitoral, que não terminou, agora é hora dos presidentes dos nossos partidos se pronunciarem. Temos que analisar os resultados das urnas para que possa me posicionar”, prosseguiu.
Tebet ainda destacou os feitos de sua campanha. “MDB nunca chegou a essa marca de 4,2% de votos. Este é um feito, trás consigo uma grande responsabilidade. É preciso entender o recado das urnas, é preciso fazer uma reflexão em relação aos candidatos eleitos para Senado, câmaras federais, estaduais e governos”, disse.
Antes, defendeu que a candidatura serviu para “marcar posição”. “Mulheres não serão mais eco, serão vozes na política brasileira. Não seremos coadjuvantes, queremos estar lado a lado dos homens como protagonistas da história. Tivemos uma campanha diferenciada de todas as demais, para nós, o Brasil é inclusivo”, ressaltou.
Ela avalia que o desempenho, ao final do primeiro turno, foi positivo. “O brasileiro optou por dois turnos, mais do que isso nos fez gigantes. Difícil chegar onde chegamos, uma candidatura fruto da resiliência de duas mulheres. Apesar de tudo, contra tudo e todos, saímos do zero, a cada dois passos, um passo pra trás, tivemos que justificar que nossa candidatura era para valer. Caminha muito bonita, estou muito feliz com o resultado que conseguimos obter”, completou.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022